Escritor Saulo Adami ministra curso online sobre Planeta dos Macacos

Segundo informações oficiais, o curso vai oportunizar aos participantes uma viagem de volta aos bastidores da produção do filme “O Planeta dos Macacos” (1968), de Franklin J. Schaffner, que marcou o início da cinessérie produzida por Arthur P. Jacobs a partir do livro de Pierre Boulled, o mesmo autor de “A Ponte do Rio Kwai”

É uma oportunidade única para mergulhar no universo de Planeta dos Macacos, uma das franquias mais queridas do cinema/TV.

Nos dias 27 e 28 de março (sábado e domingo), das 14 às 16 horas, o CineUm, de Porto Alegre (RS), promove o curso online e ao vivo (pelo Zoom) “Planeta dos Macacos: A construção de um clássico”, ministrado pelo escritor e jornalista Saulo Adami (que há 40 anos pesquisa o tema).

Segundo informações oficiais, o curso vai oportunizar aos participantes uma viagem de volta aos bastidores da produção do filme “O Planeta dos Macacos” (1968), de Franklin J. Schaffner, que marcou o início da cinessérie produzida por Arthur P. Jacobs a partir do livro de Pierre Boulled, o mesmo autor de “A Ponte do Rio Kwai”.

“Serão abordados temas como: o livro, roteiros propostos, maquiagem, figurino, cidade cenográfica, espaçonave e demais atrativos que levaram milhões de espectadores às salas de projeção e o estúdio a investir em outros sete filmes para cinema e dois seriados de televisão. Participantes receberão apostila e certificado”, diz o material.

Em 2015, Adami publicou, pela editora paranaense Estronho, o livro “Homem não entende nada! Arquivos secretos do Planeta dos Macacos”. Esta obra, considerada uma verdadeira “bíblia” sobre o tema, é resultado de 40 anos de pesquisa sobre o universo de Apes.

São mais de 600 páginas (com cerca de 200 fotos) contendo entrevistas exclusivas com atores e técnicos, a história dos bastidores das produções para cinema e televisão: criação e aplicação da maquiagem que deu o Oscar a John Chambers; criação dos figurinos; a construção das cidades cenográficas e outras histórias jamais contadas.

E uma curiosidade: Adami visitou Guarapuava por diversas vezes, para participar de eventos culturais, palestrar e apresentar sua coleção de itens do Planeta dos Macacos. Ao CORREIO, ele já deu entrevistas e foi protagonista de uma série especial da TV Correio.

Curso ministrado por Saulo Adami será totalmente online e ao vivo (Foto: Arte/Divulgação)

AUTOR
Natural de Brusque (SC) em 1965 e radicado em Curitiba (PR), Saulo Adami é autor de mais de 120 livros publicados nas áreas de poesia, conto, crônica, novela, romance, ensaio, biografia e história, oito deles dedicados a O Planeta dos Macacos, tema que pesquisa e coleciona desde 1975.

Criador do Cine Clube Postal “Planet of the Apes Brazilian Fan Club” (1984), do fanzine “Century City News” (1985-2000), produtor das exposições “Casa do Macaco” (2001-2015) e dos documentários “Forbidden Zone Telegraph” (2000) e “O Papel e o Sonho” (2015), passou pela experiência da maquiagem dos macacos nos Estados Unidos em 1999, entrevistou atores e técnicos que fizeram parte da produção destas séries de cinema e TV, com alguns dos quais mantém correspondência até hoje.

Adami também é roteirista de documentários para cinema e escreve livros sob encomenda.

SERVIÇO
O curso “Planeta dos Macacos: A construção de um clássico” é composto de dois encontros online (carga horária: 4 horas / aula).

Para saber mais, acesse cinemacineum.blogspot.com/2021/03/planeta-dos-macacos.html; e-mail ([email protected]); ou telefone (51) 99320-2714.