Revista Técnico-Científica do Crea-PR é oportunidade de produção e de conhecimento para comunidade científica

Edição publicada na última semana apresenta melhores Trabalhos de Conclusão de Cursos

A Revista Técnico-Científica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) dissemina conteúdo para estudiosos e para a comunidade em geral sobre temas relacionados às Engenharias, Agronomia e Geociências, com artigos escritos por profissionais, pesquisadores ou estudantes das áreas. No ar desde 2013, a publicação recebeu mais de 1,5 milhão de acessos: são cerca de três edições por ano, com acesso gratuito e on-line pelo link: revistatecie.crea-pr.org.br/index.php/revista.

Publicada na última semana, a 33ª edição apresenta os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) indicados como vencedores no Prêmio Crea-PR Melhores TCCs, cujo resultado foi divulgado no último mês.

Nesta edição, é possível ler sobre temas que vão de acidente de trabalho a riscos de fibrilação devido à tensão por descargas atmosféricas em cercas, de controle de insetos em couve a processos de fermentação alcoólica, de protótipo de leitos hospitalares a dispositivo de detecção de obstáculos para mobilidade de deficientes visuais, entre outros assuntos.

Um exemplo é o TCC na área de Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho de autoria de Luis Fernando Kraemer, aluno do IFSul Unicesumar. No trabalho, ele realizou um diagnóstico dos acidentes de trabalho ocorridos no Brasil, na atividade de captação, tratamento e distribuição de água, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Só em 2019, foram 3 mil acidentes de trabalho no setor, o que, de acordo com o trabalho, trata-se de “um número elevado em relação à maioria das atividades econômicas e superior à taxa de acidentes por número de trabalhadores no Brasil”. Além disso, o trabalho apresenta definição de riscos presentes na atividade e estabelece propostas de minimizar os acidentes.

Atuando como Editora Técnico-Científica da Revista Técnico-Cientifica do Crea-PR desde 2021, a Engenheira Civil Gabriela Mazureki Campos Bahniuk ressalta a importância do periódico não apenas para o Paraná, mas para o Brasil, considerando que o acesso é on-line.

“Para os estudantes, nossa revista representa um contato inicial com publicações científicas e técnicas nas diversas áreas do conhecimento afetas ao Sistema. Para os profissionais, é um meio de atualização considerando que as publicações são resultado de diversas pesquisa inéditas e de trabalhos técnicos atuais. Além disso, as edições especiais são uma excelente oportunidade para a comunidade técnica se aprofundar em determinado tema”.

Foto: Reprodução/Crea-PR

COMO PUBLICAR

A Revista Técnico-Científica do Crea-PR possui o registro ISSN 2358-5420, ou seja, é válida como publicação científica para autores. O facilitador do Departamento de Relações Instituições do Crea-PR, Omar Correia, explica que, segundo a Política Editorial da publicação, a submissão dos artigos é preferencial aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea – em condições especiais, a critério da Comissão Editorial, é permitida a publicação por profissionais não registrados no Sistema. Os interessados em publicar devem se cadastrar por meio do link: https://revistatecie.crea-pr.org.br/index.php/revista/user/register.

COMO SER AVALIADOR

A Revista é formada pelo Conselho Editorial, que é composto pela Comissão Editorial, incluindo o Editor (a) Técnico-Científico e o Conselho Avaliador Técnico e Científico e conta, ainda, com três colaboradores do Departamento de Relações Institucionais. Atualmente seis membros voluntários, profissionais do Sistema Confea/Crea, fazem parte da Comissão Editorial, e 38 profissionais do Sistema Confea/Crea compõem o Conselho Avaliador Técnico e Científico.

“No Fórum de Docentes, realizado recentemente em Curitiba, tivemos um momento em que pessoas interessadas puderam se inscrever para serem avaliadores, a fim de aumentar o número de membros”, diz a editora Gabriela Mazureki Campos Bahniuk.

Entre outros detalhes, a Política Editorial define que podem ser avaliadores técnicos profissionais do Sistema indicados pelas Câmaras Especializadas, pelo Colégio de Entidades de Classe, Colégio de Inspetores, Colégio de Instituições de Ensino e pelas Coordenações de Cursos registrados no Crea-PR, com titulação mínima de especialista para o Conselho Avaliador Técnico e com titulação mínima de mestre para o Conselho Avaliador Científico Interessados devem entrar em contato com a equipe técnica da revista: https://revistatecie.crea-pr.org.br/index.php/revista/about/contact

Deixe um comentário