Repertório eclético é uma das marcas da Banda Jovem de Guarapuava

“O repertório, tanto da Banda quanto da Orquestra, é sempre pensando para cada púbico que a gente vai atender”, explica o maestro Oriel Bezerra da Silva ao CORREIO

Num dia, o “Hino Nacional Brasileiro”; em outro, Mozart. Uma das marcas da famosa Banda Jovem Municipal Maestro Leonel Rossetim de Guarapuava, além de sua excelência musical, é o ecletismo do repertório. Tudo depende do momento.

“O repertório, tanto da Banda quanto da Orquestra, é sempre pensando para cada púbico que a gente vai atender”, explica o maestro Oriel Bezerra da Silva ao CORREIO, antes da apresentação realizada na manhã desta terça-feira (14 jun 2022), durante evento no 16º Batalhão de Polícia Militar.

Aliás, nesse dia o setlist era composto pelo “Hino à Bandeira”, “Hino Nacional Brasileiro”, “Canção 10 de agosto”, entre outros. A escolha se deu em função da solenidade cívico-militar, comemorativa aos 33 anos do batalhão em Guarapuava.

Por sua vez, em maio deste ano a Banda Jovem executou um repertório mais erudito (Mozart, quinteto de metais etc.) durante o concerto “Ode à Alegria” no Santuário Nossa Senhora de Belém, ao lado do Coral Municipal Maestro Silvino Antônio Turco e da Orquestra de Câmara de Guarapuava.

E, em localidades do interior, o repertório se torna mais popular, com direito a samba e forró. Em resumo, é uma seleção musical eclética, indo das obras eruditas ao popular que a comunidade gosta.

“Desde que assumi, colocamos 12 músicas novas dentro do repertório da Banda. Até porque está sendo feita uma reestruturação”, conta o maestro, que está à frente da Banda Jovem desde 2021, no mandato do prefeito Celso Góes e da secretária Rita Felchak, que assumiu a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) após sua criação (antes, Felckak era diretora do Departamento de Cultura).

“Foi nos dada essa oportunidade e a gente está fazendo um trabalho junto à Banda Jovem Maestro Leonel Rossetim e também da Orquestra de Câmara de Guarapuava”, afirma o maestro Oriel, contando que, sob seu comando, a Banda Jovem fez em torno de 20 a 30 apresentações. “A gente assumiu no período de pandemia. Ficamos muito tempo trabalhando apenas on-line”.

CORPORAÇÃO
O maestro explica que foi ideia da secretária Rita Felchak reunir os projetos da Banda Jovem, Orquestra e Coral na chamada Corporação Musical. O trabalho continua o mesmo, mas agora com novas possibilidades.

“Mas quando é solicitada a apresentação específica, concertos, a gente está fazendo um trabalho novo que é a junção da Orquestra de Câmara com a Banda Municipal e também o Coral, para que a comunidade também tenha uma nova ideia do que pode ser feito musicalmente”, destacando os músicos de qualidade da Corporação e da cidade.

Oriel Bezerra da Silva assumiu o posto de maestro em 2021 (Foto: Redação/Correio)

SINFÔNICA
Com todo esse movimento cultural em torno da música em Guarapuava, o maestro revela que o desejo é de futuramente criar uma Orquestra Sinfônica na cidade.

“Até porque Guarapuava já está com quase 200 mil habitantes, e é uma necessidade ter algo do gênero. Todas as cidades, até menores, têm. Eu acredito que seria algo muito bacana para nossa cidade”.

INSCRIÇÕES
No início de 2022, a Corporação acolheu aprendizes para a Orquestra, a Banda e o Coral. Mas o projeto estuda a possibilidade de abrir em julho novo período de inscrições, diz o maestro.

“Todo pessoal que tiver interesse em participar tanto do Coral quanto da Banda e da Orquestra, é tranquilo. Pode nos procurar, deixar os nomes e assim que abrirem as inscrições, o nome deles estará na lista de espera. Eles serão chamados e poderão integrar a Corporação Musical de Guarapuava”.

Hoje, os ensaios são semanais: segunda e terça-feira, Orquestra de Câmara; na quarta, todos (Banda, Orquestra); quinta e sexta, Banda Jovem.

PRÓXIMA
A Banda Jovem está escalada para se apresentar nesta quarta-feira (15), a partir de 14h, durante o evento comemorativo dos 50 anos da Surg;

Geralmente, tanto a Banda quanto a Orquestra costumam atender a demanda de apresentações originadas por meio de convites.

Deixe um comentário