Rede pública passará a contar com 117 emissoras de TV e 155 de rádio

Reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fábio Hernandes, participou nesta quarta-feira (6) do ato solene que marcou essa terceira etapa de expansão da RNCP

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), passará a contar com emissoras de 11 universidades estaduais e municipais. Os acordos foram assinados nesta quarta-feira (6), em evento no Palácio do Planalto.

A parceria vai permitir a integração de mais 15 canais de TV e 20 canais de rádio à Rede, que passará a contar no total com 117 emissoras de televisão e 155 de rádio.

A interiorização dos conteúdos, a garantia do acesso à informação e o fortalecimento da comunicação pública serão os principais benefícios dos acordos firmados, segundo o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

Ele destacou a importância do respaldo político da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para o fortalecimento do sistema público de comunicação.

“A gente pretende com isso alcançar a população, interiorizar o nosso conteúdo e dar à população acesso ao conteúdo regional, às informações e, com isso, combater as fake news e fortalecer a democracia”.

Ele também chamou a atenção para a necessidade de discutir o financiamento da comunicação pública no país, especialmente com a regulamentação da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP).

“É muito importante termos recursos para investimentos na rede, para a produção de conteúdo e para construir um sistema público efetivo de comunicação. Todos os entes precisam estar juntos nessa luta para a regulamentação da CFRP e para conseguir garantir que esses recursos que são oriundos de impostos possam ir realmente para o fortalecimento do sistema de comunicação”.

A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, destacou que as universidades estaduais e municipais já têm em sua missão a educação, a cultura e as questões regionais e trazem isso para a comunicação da EBC. “Eles trazem os temas ligados à comunicação pública, a cultura regional, a diversidade, os múltiplos sotaques e o que está acontecendo em termos de jornalismo em cada um dos municípios espalhados Brasil afora”.

Foto: Unicentro

UNICENTRO
O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fábio Hernandes, participou nesta quarta-feira (6) do ato solene que marcou essa terceira etapa de expansão da RNCP.

Com a assinatura do termo de parceria será possível retransmitir conteúdos da EBC na programação da Rádio Unicentro FM. “É um momento bastante importante para a nossa universidade porque seremos retransmissores e poderemos também enviar materiais para a EBC”, compartilhou o reitor.

Além da Unicentro, outras dez universidade também firmaram acordo com a Rede – a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); a Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi); o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes); a Universidade de Rio Verde (UniRV); a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA); a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A expansão da RNCP é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), da EBC, do Ministério da Educação (MEC), do Ministério das Comunicações (MCOM), da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e da Associação Brasileira dos Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que deve aumentar a oferta de conteúdos democráticos e de qualidade para a sociedade.