Projeto ‘Crianças no Teatro’ se expandirá para 19 municípios paranaenses; Guarapuava na rota

O projeto busca estimular o hábito de frequentar o teatro e fomentar a circulação de companhias teatrais paranaenses, enriquecendo o cenário cultural do Estado

O projeto Crianças no Teatro, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec) e PalcoParaná, oferece a crianças de 6 a 12 anos o acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais enriquecedoras. Entrando em sua segunda edição, o circuito de apresentações inicia na segunda-feira (26), no palco do Guairinha, em Curitiba. O projeto se expandirá por 19 municípios paranaenses, cobrindo todas as macrorregiões histórico-culturais do Paraná.

Nesta edição, serão 190 apresentações teatrais e atividades de mediação cultural, com uma estimativa de alcance de aproximadamente 100 mil crianças da rede pública de ensino. Os recursos para a produção e execução do projeto foram, pela segunda vez, assegurados pelo Termo de Reinvestimento celebrado entre a SEEC e a Audi do Brasil.

A iniciativa contribui para a formação cultural de crianças em todo o Paraná e tem como objetivo fundamental democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão social. O projeto busca estimular o hábito de frequentar o teatro e fomentar a circulação de companhias teatrais paranaenses, enriquecendo o cenário cultural do Estado.

“O Crianças no Teatro se consolidou como um pilar da política cultural do nosso Estado, mantendo-se firme em seu objetivo de descentralizar a cultura e formar novas plateias desde a infância”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “É um projeto que, mais uma vez, convida nossas crianças a se encantarem com a arte”.

A programação desta edição inclui uma seleção diversificada de peças teatrais e atividades culturais.

GUARAPUAVA
A agenda de espetáculos começa com a peça “O Mágico de Oss”, da Cia. do Abração, a partir de 26 de fevereiro no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), em Curitiba, seguindo para outras cidades do Estado.

Este circuito de apresentações também conta com produções como “Qual a Graça de Laurinda?”, da companhia Triolé, “A galinha Pim-Pim”, da companhia Obragem, e “Carmela Caramelo e Remela” da X-Plan Produções, que também serão apresentadas em várias localidades e datas específicas ao longo do Estado.

Na região Centro-Sul, “Carmela Caramelo e Remela” será apresentada no dias 5 e 6 de março em Guarapuava; depois, Irati: 11 a 15 de março; Rebouças: 20 de março; Palmeira: 21 e 22 de março; Ponta Grossa: 1 a 5 de abril, 8 a 12 de abril, 15 e 16 de abril; Telêmaco Borba: 6 e 7 de junho.

Inspirado no livro “Quando eu era Pequena” de Adélia Prado, “Carmela Caramelo e Remela” é produzida pela companhia X-Plan Produções e explora o mundo das descobertas, emoções e o reconhecimento do talento interior. O espetáculo é uma celebração da infância e da habilidade de ser poeta, repleto de músicas autorais, poesia e muita interação.

PROJETO
As produções foram escolhidas por meio de um Edital de Chamamento de Produtoras Culturais. O projeto se alinha ao Plano de Governo da atual administração estadual, reforçando o compromisso de fortalecer as políticas públicas de cultura, propondo a descentralização e o acesso a bens culturais.

A segunda edição do “Crianças no Teatro” reflete o esforço contínuo do Governo do Paraná em enriquecer a vida cultural de sua população jovem, cultivando futuras gerações apreciadoras das artes.

Em sua primeira edição, o projeto fomentou a circulação de companhias teatrais em 16 teatros distribuídos nas oito macrorregiões do Paraná, atingindo cerca de 69 mil crianças da rede pública municipal de ensino com idades entre 6 e 12 anos. A primeira edição do programa proporcionou, ao todo, 132 apresentações.

Saiba mais sobre o projeto Crianças no Teatro no site www.cultura.pr.gov.br

*****Com informações da AEN-PR