Professor da Unicentro lança livro sobre encarceramento feminino e relações familiares em Simpósio de Arte

Obra “Revista Íntima – texto teatral para duas atrizes” estabelece o embate entre a mãe de uma detenta e a agente prisional responsável pelo invasivo exame para admissão de visitas no presídio, a chamada revista íntima

Dentro da programação do XIII Simpósio de Arte – Percursos, em Guarapuava, o dramaturgo e professor Afonso Nilson de Souza lança o livro “Revista Íntima – texto teatral para duas atrizes” nesta quinta-feira (14), às 21h, no campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Na ocasião, o fará a leitura de trechos da obra e uma breve palestra sobre dramaturgia e encarceramento em massa.

O novo livro de Souza estabelece o embate entre a mãe de uma detenta e a agente prisional responsável pelo invasivo exame para admissão de visitas no presídio, a chamada revista íntima.

“O texto problematiza não apenas as condições desumanas do encarceramento em massa que caracteriza o sistema prisional brasileiro, mas as relações de maternidade, suas dinâmicas afetivas e de responsabilidade mútua entre mães e filhas”, diz a sinopse da obra.

“O jogo de opressão e insubordinação, de favores mútuos, de violência e compaixão trazem à cena uma humanidade muitas vezes asfixiada, soterrada por procedimentos administrativos sem sentido, impessoalidade e desprezo, mas que parece desvelar-se quando intimidades, muitas vezes forçadas, são reveladas”, acrescenta o texto.

Se por um lado o dever e as prerrogativas de sua profissão levam a agente prisional a uma concepção mecânica das ações que é obrigada a exercer, por outro, as similaridades de sua condição de filha de alguém, de afastamento e ausência, a conectam de maneira íntima, inesperada e indesejada à dor da mãe da detenta.

Um texto para atrizes e encenadoras dispostas a se conectar com as idiossincrasias de personagens capazes de crueldades e compaixão surpreendentes, que compartilham violências sofridas e encontram na solidão que as consome de diferentes maneiras, o elo de uma inusitada e imprevisível amizade.

AUTOR
Afonso Nilson Barbosa de Souza é dramaturgo e crítico teatral. Possui diversos textos encenados e livros de teatro publicados, como “A declaração de amor do menino negro” (2021), “O ator impuro – quatro ensaios breves sobre teatro” (2020) e “Asfixia” (2019), entre outros.

O autor mantém o site www.afonsonilson.com, com informações sobre a trajetória, encenações e lançamentos de livros.

Afonso Nilson de Souza (Foto Fernanda Marcon)

SEMINÁRIO
Em 2023, o Simpósio de Arte chega à sua 13ª edição e em especial, como parte da comemoração dos 20 anos do Departamento de Arte da Unicentro, com possibilidade de participação presencial ou online

E evento é realizado nesta semana, de 11 a 15 de setembro, com oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa, conferências, comunicações etc. Para saber mais sobre a programação, acesse: https://evento.unicentro.br/site/sia/2023/1

Ao longo de sua história, o curso de Licenciatura em Arte procurou sempre se atualizar de acordo com a demanda local e regional, assim como diante das inovações no campo da Arte internacionalmente. Portanto, a realização do Simpósio de Arte é a principal ação para que esta atualização ocorresse desde o primeiro ano do curso.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Revista íntima”
Quinta-feira (14), às 21h

Entrada gratuita (os livros serão vendidos no evento)

Miniauditório do campus Santa Cruz da Unicentro

Rua Salvatore Renna, 875, Santa Cruz, em Guarapuava

O livro também é comercializado no site da editora Proscênio (https://proscenio.com.br/produtos/revista-intima/)

Deixe um comentário