Pesquisa periódica revela vendas em baixa e faturamento em alta no mercado de livros

Quarto período do Varejo de Livros no Brasil é marcado pela venda de 3,7 milhões de livros, o que corresponde a uma variação negativa de 2,7%, quando comparado com o mesmo período de 2021. Já em relação ao faturamento no período, a variação foi positiva em 8,1%, com receita de R$ 165,86 milhões

De um lado, vendas em baixa; do outro, faturamento em alta. Assim, pode-se resumir o 4º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022. Realizada pela Nielsen BookScan, a pesquisa é divulgada Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Conforme os números apurados, o quarto período de 2022, que foi marcado por feriados prolongados, o Dia Mundial do Livro e o Dia Nacional do Livro Infantil, registrou a venda de 3,7 milhões de livros, o que corresponde a uma variação negativa de 2,7%, quando comparado com o mesmo período de 2021. No ano passado, as vendas somaram 3,8 milhões de livros. Em relação ao faturamento no período, a variação foi positiva em 8,1%, com receita de R$ 165,86 milhões, enquanto que no quarto período de 2021 o setor movimentou R$ 153,40 milhões.

“Parte da discrepância entre o faturamento positivo mesmo com a venda em volume negativa se deve ao fato do desconto cedido. Neste mesmo período do ano anterior o desconto foi um grande elemento promocional. Vê-se o fenômeno também ilustrado no aumento do preço médio”, diz o gestor da ferramenta BookScan no Brasil, Ismael Borges, ao site do Snel.

Dante Cid, presidente do Sindicato, destaca que “o cenário de 2022 vem apresentando uma desaceleração. Vários fatores tendem a agravar o cenário, como a inflação que impacta não só o bolso do leitor, mas também os custos das editoras, principalmente em itens como o preço do papel ”.

Os reflexos do pós-pandemia podem ser notados no acumulado do ano, com variações cada vez menores, mas positivas em relação a 2021. De janeiro a abril em 2022, o mercado livreiro registrou a venda de 18,3 milhões de livros com receita de R $827,1 milhões, o que corresponde a um crescimento de 11,3% e 14,7% em volume e faturamento, respectivamente.

METODOLOGIA
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o Snel e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SNEL
Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil.

Como representante da categoria editorial, o Snel é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc).

O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br

NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo.

Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG).

Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com

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