Obra de Autran Dourado retorna em novas edições no Brasil
Autran Dourado foi um advogado, escritor e jornalista brasileiro, natural de Minas Gerais. Suas obras receberam diversos prêmios, entre eles o prêmio Camões, o prêmio Machado de Assis e o prêmio Jabuti
A obra do mineiro Autran Dourado (1926-2012), um dos grandes nomes da prosa moderna da literatura brasileira, vem ganhando novas edições pelas mãos da HarperCollins Brasil.
A primeira delas foi “Os sinos da agonia”, em junho, com texto da jornalista e escritora Socorro Acioli; e agora “Ópera dos mortos”, prometido para outubro, conforme divulgou a coluna “Painel das Letras”, do jornal Folha de S.Paulo.
Lançado pelo célebre romancista mineiro em 1967, “Ópera dos Mortos” foi incluído pela Unesco numa coleção das obras mais representativas da literatura mundial. O volume da HarperCollins terá prefácio de Itamar Vieira Junior (autor do celebrado “Torto Arado”). Em linhas gerais, trata-se da história épica de Rosalina, enclausurada pelo pai numa cidadezinha do interior mineiro até a chegada repentina de Juca Passarinho.
Já em “Os sinos da agonia” (288 páginas), o texto é marcado pela alternância de vozes, somada ao uso de técnicas narrativas como fluxo de consciência e flashbacks, leva o leitor aos mais variados questionamentos sobre desejo, destino e o que é a verdade. No fim do século 18, em Vila Rica, Minas Gerais, uma jovem arruinada financeiramente casa-se com um abastado fazendeiro na esperança de salvar o futuro da família. De início satisfeita com o arranjo, a jovem logo percebe que não será nos braços do rico e importante senhor que encontrará a felicidade, e sua busca se transforma numa verdadeira tragédia.
Recriação do mito grego de Fedra e Hipólito, em que a protagonista se apaixona pelo próprio enteado, “Os sinos da agonia” não tem apenas um narrador, mas vários. João Diogo Galvão, sua mulher, a ruiva Malvina, e seu filho Gaspar, enteado de Malvina, são dilacerados pelo amor impossível e pela agonia. Intensamente apaixonados, culpados e vingativos, eles compõem a pontas de um triângulo amoroso impossível.
AUTOR
Autran Dourado foi um advogado, escritor e jornalista brasileiro, natural de Minas Gerais. Suas obras receberam diversos prêmios, entre eles o prêmio Camões, o prêmio Machado de Assis e o prêmio Jabuti.