‘O Poder dos Museus’ é tema de 20ª Semana Nacional de Museus

De 16 a 22 de maio, ocorrerá a 20ª Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Quase 900 museus participantes e 2.587 eventos cadastrados. Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 estados. Shows, teatros, seminários, exposições, cinema, visitas mediadas, debates, lançamentos de livro, workshops, festivais, entre outras.

Assim, de 16 a 22 de maio, será a 20ª Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Neste ano, o tema é “O Poder dos Museus”, seguindo a proposta do Conselho Internacional de Museus (Icom), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador.

O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos.

Segundo o site do Ibram, em Guarapuava dois espaços estão cadastrados para participarem do evento.

Um deles é o Museu de Ciências Naturais (rua João Fortkamp, 940 – Parque das Araucárias, ao lado do Corpo de Bombeiros – Primavera). Para informações: e-mail [email protected]; ou tel:(42) 3624-0193 (42) 3624-2214.

De 17 a 22 de maio, das 10h às 10h30. Espetáculo do Circo de Pulgas – O maior menor espetáculo da Terra! Pulgas altamente treinadas mostram proezas nunca vistas: superforça, equilíbrio, saltos mortais. Um show divertido com muita ciência.

De 17 a 22 de maio, das 10h30 às 11h. Magia da Quântica – Apresentação que mistura física e magia ao explicar alguns fenômenos que nos levaram para uma das mais bem-sucedidas teorias da física, a teoria quântica.

De 17 a 22 de maio, das 14h às 16h30. Exposição de Exsicatas – exposição feita a partir de flora típica do Parque das Araucárias.

De 17 a 22 de maio, das 9h às 17h. Exposição de animais em resina – Mostra de insetos e aracnídeos conservados em resina, possibilitando o visitante tocar as peças e inspecioná-las com lupa.

VISCONDE
Outro espaço é o Museu Municipal Visconde de Guarapuava (rua Visconde de Guarapuava, 288, Centro). Para informações: e-mail [email protected]; ou tel:(42) 3626-2426 (42) 99964-9991.

De 16 a 20 de maio, das 8h às 17h. Exposição de imagens da Cultura Indígena – “Caminhos que se cruzam, olhares que mudam”, as imagens são um convite para cada um viajar junto, pelo olhar de quem visitou e de quem recebeu a visita.

MON
Em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a partir de 17 de maio sua programação especial na 20ª Semana Nacional de Museus.

No MON, a primeira atividade do cronograma será uma mediação na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”. A partir de uma conversa com os participantes, a atividade propõe uma análise sobre a importância da coleção de arte africana, que recentemente passou a fazer parte do acervo do MON. A mediação será gratuita, mediante inscrição, e acontecerá no dia 17, das 14h às 15h30.

No dia 18, às 14h, haverá uma oficina artística especial: “As Formas da Fauna: Criação de Máscaras”, mediante inscrição. A partir da observação da fauna do continente africano e das máscaras presentes na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, a oficina propõe a criação de máscaras, utilizando técnicas de recorte, colagem e pintura.

No dia 19, às 10h, haverá uma palestra com o arquiteto e artista participante da exposição “Afinidades”, Fernando Canalli. A palestra “Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem” é gratuita, mediante inscrição.

Para encerrar a programação, no dia 20, às 14h, haverá uma mediação gratuita com a equipe do Educativo do MON, na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, mediante inscrição.

ENTENDA
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Icom, para o Dia Internacional dos Museus. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

**********Programação completa AQUI