Montagem de peça de Ionesco abre programação do 26º Feteco, neste sábado (21), em Guarapuava

A 26ª edição do Festival de Teatro da Unicentro, o Feteco, abre as cortinas do Teatro Municipal Marina Karam Primak neste sábado (21), com a peça de um dos maiores nomes das artes cênicas, Eugène Ionesco (1909-1994).

Trata-se de “A cantora careca”, em montagem da Felchak Produções e Eventos. O espetáculo inicia às 19h.

Representante do chamado Teatro do Absurdo, essa peça de Ionesco é marcada pela subversão e contestação dos padrões retóricos convencionais.

“Situada em uma atmosfera absurda e surreal, a história gira em torno de um casal britânico aparentemente comum, os Smith, que recebem a visita dos Martin, um casal também aparentemente comum. À medida que a peça se desenrola, a conversa banal e superficial entre os personagens revela-se um verdadeiro exercício de absurdidade e alienação social. Ionesco utiliza diálogos desconexos e situações cômicas para questionar a linguagem, a comunicação e as convenções sociais, criando uma crítica satírica e irônica à sociedade moderna”, diz a descrição da companhia, acrescentando que “é uma experiência teatral única e perturbadora, que desafia as expectativas do público e convida à reflexão sobre o absurdo da existência humana”.

A montagem da Felchak já foi apresentada em julho, nesse mesmo Teatro Municipal, com lotação máxima (incluindo uma sessão extra).

Montagem da Felchak Produções e Eventos (Foto: Divulgação)

ORGANIZAÇÃO
O 26º Feteco é uma promoção da Diretoria de Cultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Dirc/Unicentro) e da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

A programação acontece de 21 a 26 de outubro, com o intuito de articular apresentações culturais, para que haja troca de experiências entre artistas.

Para a secretária de Cultura, Rita Felchak, um evento cultural como o Feteco é muito relevante para a arte de Guarapuava. “A importância de um festival de teatro para a cidade é imensurável. Além de enriquecer a vida cultural dos habitantes, esses eventos incentivam os artistas locais e fortalecem a identidade cultural da comunidade. Festivais de teatro são uma janela para o mundo da arte e da expressão, unindo as pessoas em torno de experiências únicas e enriquecedoras”, destacou Rita, via Secom.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (21 de outubro)

A cantora careca – Felchak Produções e Eventos

Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak

Horário: 19h


Domingo (22 de outubro)

O Melhor Espetáculo de Hoje – Cia. Os Barbacas
Local: Parque do Lago (em caso de chuva, no Shopping Cidade dos Lagos)
Horário: 16h

Terça-feira (24 de outubro)

Transição – Piá/ Grupo de Estudos Cênicos
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h

Baxô – Coletivo de Arte Teatro das Catacumbas
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h

Quarta-feira (25 de outubro)

Ação Performática Dionisíaca – Cia. de Teatro De Um Só Ato
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h

Reza – Grupo de Teatro da Unicentro
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h

Quinta-feira (26 de outubro)
O que o Mordomo viu – Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG)
Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak
Horário: 19h

INGRESSOS
Os ingressos gratuitos devem ser retirados na Diretoria de Cultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Dirc/Unicentro), no campus Santa Cruz (rua Padre Salvador Renna, 875); ou na Secretaria de Cultura (Secult), que fica na Casa da Cultura (rua Alcione Bastos, 1.821, Alto da XV).

Mas é preciso consultar o horário de atendimento desses espaços.