Marcelo Pereira Rodrigues em suas multiatividades

Filosofia, palestras, livros, futebol & alguns outros projetos: não falta trabalho para o escritor e filósofo Marcelo Pereira Rodrigues

Marcelo Pereira Rodrigues não para. Ainda colhendo os louros de seus dois últimos romances muito bem-sucedidos, “A Queda” e “Tolerância”, ele segue publicando e agora é chegada a vez de “Nós” (2ª edição, uma coletânea de crônicas, artigos, poesias, e duas entrevistas com Humberto Gessinger, ex-Engenheiros do Hawaii). A edição é comemorativa alusiva aos 20 anos da 1ª.

O prefaciador Raphael Cerqueira silva, que também é escritor, aponta a qualidade da obra e dá algumas pistas: Assim, contemplando o mundo ao redor, Marcelo analisa as mudanças e o caos: a posse de Benedita da Silva, as cotas universitárias, a massificação do ensino superior, a religiosidade televisionada etc. Mas, como contemplar não basta, o filósofo fala; e, ao falar, critica, afinal, “a banalidade deve ser exposta e ridicularizada”. Nesses momentos, recordo as crônicas crítico-jornalísticas de Zuenir Ventura, sempre atento aos discursos políticos, às manchetes midiáticas, ao caótico mundo contemporâneo. “O Dia do Juízo Final”, sobre a guerra santa empreendida pelo Ocidente dito civilizado contra o Oriente dito hostil e inculto, me remeteu rapidamente aos textos do Mestre Zuza, mineiro como Marcelo e eu. Deixando ainda o filósofo falar mais alto, o cronista das Gerais nos brinda com citações pinçadas de compêndios de filosofia. Sem o academicismo entediante – e, não raro, pernóstico – que grassa por aí, lança em seus textos pílulas de ensinamento. Fala sobre Kant, Nietzsche, Sartre, Kierkegaard com tamanha naturalidade que, sem querer querendo, instiga os leitores a pesquisar sobre tais escritores, quiçá mergulhar em seu universo. E, atestando mais uma vez sua verve crítica, recorre aos sábios e filósofos de antanho para apontar os (des) rumos desta nação (e das nações alheias).

Escritor em palestra (Foto: Assessoria)

Estes breves ensaios filosóficos amadureceram com o passar dessas duas décadas e Marcelo aposta no original Ensaios de Filosofia que será lançado em breve. Inédito no Brasil, este livro maçudão com mais de 100 (cem) artigos foi divulgado com bastante repercussão em Portugal, n’ O Barrete. Um livro indispensável para alunos do curso de Filosofia e Ciências Humanas em geral, pois se trata de um passeio pela História da Filosofia de 4 mil anos para cá. Repleto de citações e pensamentos, tendo como materiais de apoios filmes e romances, Ensaios é indicado àqueles que querem ter um primeiro contato com a Filosofia. Assim, trata-se de um livro para iniciados e não iniciados. Na apresentação o autor esclarece: Diferentemente dos meus livros anteriores, este poderá ser lido como um manual de consultas. Depois de impresso, eu assim o farei. Folheando ao acaso e relendo uma biografia aqui, um pensamento ali, uma provocação acolá. A única vantagem de estarmos inseridos no tempo atual é a sensação benfazeja de estarmos sentados nos ombros de gigantes. Toda a História da Filosofia Ocidental está aí ao nosso dispor. Sou apenas um instrumento de divulgação destes grandes autores da Humanidade, acrescido de breves investigações minhas pela Filosofia Oriental, mais História e Física. Adorei registrar este passeio pelos tempos imemoriais, chegando à conclusão de que, em muitos casos, não existe nada de novo debaixo do Sol. Que sintam prazer ao mergulharem neste livro de Ensaios, da mesma forma que me regozijo do resultado alcançado ao propor o ponto final desta obra.

Livros entregues, para não deixar seus admiradores sem títulos novos, convidando-os a visitarem o site oficial www.marcelopereirarodrigues.com.br Marcelo pode se dedicar às palestras, seu trabalho como coach no futebol profissional auxiliando atletas de alta performance e ainda dirigir a revista literária e educacional Conhece-te, com as suas mais de duas décadas de excelência.

AGÊNCIA
Marcelo auxilia escritores na agência O Agente Literário e incentiva empresários a presentearem os seus colaboradores com livros, fazendo questão de trocar os honorários das mesmas por livros, e explica: Devemos fazer ações em prol de uma melhora na educação no nosso país. No setor privado, para além dos cursos que as empresas sérias oferecem a seus funcionários, nada melhor que após uma palestra o colaborador sair do encontro com um livro. É chover no molhado o que vou afirmar, mas ler engrandece o ser humano. Melhora o seu vocabulário, melhora a sua expressão, ele se forma e se informa melhor. Só tenho visto benefícios.

CONTATO
Interessados em contatar Marcelo podem acioná-lo via WhatsApp (31) 98569-3602 e contratarem seus serviços. Empreendedor, filósofo, escritor, palestrante e agitador cultural, cabe tudo no Caldeirão do Marcelão.

LANÇAMENTO
“Nós” será lançado oficialmente em setembro agora, em Nova York (Estados Unidos) durante evento da Focus Brasil, contando com o apoio da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos e O Agente Literário. O evento visa contemplar a comunidade brasileira daquele país.

Deixe um comentário