Livro ilustrado por Kiko Garcia traz o lado sombrio das lendas populares

“Assombracontos” traz quatro histórias inspiradas em lendas ou no universo dos causos regionais do interior do Brasil. Por esse motivo, esse é o tema que dita o teor das histórias do livro: “causos que o povo conta”

O quadrinista Kiko Garcia, da Kikomics, se uniu ao jornalista e escritor Roberto Beltrão, dO Recife Assombrado e La Ursa Livros, para a produção do livro ilustrado “Assombracontos – Causos que o Povo Conta”.

O material já está em pré-venda no Catarse (https://www.catarse.me/assombracontos). Segundo informações de divulgação, o Corpo Seco, a Pisadeira e o Papa-figo são algumas das criaturas que habitam as páginas da obra. Uma turma de jovens decide passar a noite num antigo cemitério, há muito em desuso. E, para passar o tempo, lançam desafios por meio de causos.

De maneira geral, “Assombracontos” traz quatro histórias inspiradas em lendas ou no universo dos causos regionais do interior do Brasil. Por esse motivo, esse é o tema que dita o teor das histórias do livro: “causos que o povo conta”.

A primeira história, cheia de suspense, é de Kiko: “A Tapera da Cruz”. Um viajante solitário, buscando abrigo da chuva pesada, encontra uma tapera abandonada com uma cruz arranhada na porta. Que terríveis forças habitam o casebre?

Já em “Má Digestão”, um roceiro tem um dos seus cabritos sacrificado pela esposa, a fim de que vire uma baita refeição para a tia dela. A segunda história, de embrulhar até o estômago mais forte, é escrita por Beltrão.

Por sua vez, “Sopa de Ossos” tem um misterioso senhor que chega a um sitiozinho na hora do almoço e convence a camponesa a emprestar uma panela para que ele possa cozinhar uma apetitosa sopa de ossos. É o segundo conto de Kiko.

E “O Remédio”: um rico senhor de engenho, acometido por uma terrível maldição, não poupa recursos e esforços para obter sua cura. É o conto final, escrito por Roberto.

PARTICIPAÇÕES
“Assombracontos” conta com textos de dois autores muito respeitados na literatura de horror brasileira: Márcio Benjamin, autor de “Maldito Sertão”, “Agouro” e “Fome”, assina o prefácio; e Flávia Muniz, autora de “O Manto Escarlate” e “Os Noturnos”, participa com o texto de quarta capa.

Todas as histórias contam com ilustrações de página inteira (Foto: Reprodução)

AUTORES
Kiko Garcia é ilustrador e quadrinista com 22 anos de atuação no mercado. Também trabalha com design gráfico, web e animação. Kiko publicou histórias e personagens em livros e revistas, por diversas editoras. Pela Kikomics (www.kikomics.com.br), publica anualmente desde 2013, contribuindo com a cena independente. São seis Catacumbas e três álbuns já publicados. “Também gosto de escrever. Muitas das histórias em quadrinhos das Catacumbas, inclusive, foram antes criadas no formato de conto”, diz o quadrinista.

Roberto Beltrão nasceu num bairro do subúrbio do Recife. Escritor e jornalista, há 20 anos fundou, com uns velhos amigos, O Recife Assombrado (www.orecifeassombrado.com), para resgatar e contar mais sobre os mal-assombros da capital pernambucana. De lá para cá, Beltrão publicou diversos livros, como “Estranhos Mistérios do Recife Assombrado”, “Na Escuridão das Brenhas”, “Mal-assombros e Lorotas”, entre outros.

FICHA TÉCNICA
“Assombracontos – Causos que o Povo Conta”

  • Formato: 26×18 cm
  • Capa colorida Triplex 250g com orelhas
  • Laminação brilho
  • Lombada
  • Miolo PB Offset 120g
  • 80 Páginas
  • Capa e Ilustrações: Kiko Garcia

SERVIÇO
Independentemente do valor arrecadado nessa campanha, o livro será impresso, com previsão de que, até o final de maio de 2021, todos os pacotes sejam entregues.

Os interessados podem acessar a página do projeto (https://www.catarse.me/assombracontos) para compra de “Assombracontos”. O valor mínimo é de R$ 40.