Lei que inclui o Baterasso no Calendário Oficial do Município é sancionada
O evento, conforme a publicação no Boletim Diário da Prefeitura, deve ocorrer anualmente no segundo domingo de dezembro; mas, este ano, o evento já tem data: 11 de setembro
O maior encontro de bateristas de Guarapuava e da Região, o Baterasso, que terá a 5ª edição no dia 11 de setembro, agora faz parte do Calendário Oficial do Município. A Lei 61/2022 que institui o evento foi sancionada no dia 19 de agosto pelo prefeito Celso Góes e publicada no Boletim Oficial do Município.
A proposição foi do vereador Pedro Moraes (Republicanos) que encaminhou ainda em julho um projeto na Câmara dos Vereadores. Ao CORREIO, um dos organizadores do evento afirmou que o Baterasso é o maior evento musical, cultural e artístico de Guarapuava. “Hoje o Baterasso se inclui no calendário oficial do municipal. Foi uma força e uma ajuda do vereador Pedro Moraes que propôs essa ideia”.
A proposta que foi votada e aprovada em primeira e segunda votação por todos os membros do legislativo destaca que o Baterasso surgiu em 2018 como um evento inédito em Guarapuava, “inspirado em eventos que acontecem em outros estados e países, apresentando o instrumento bateria de forma com que as diferenças e preferências entre estilos, técnicas e condições do instrumento desapareçam em meio ao foco principal que é a música e a interação entre seus praticantes”.
A justificativa do vereador também aponta que o evento tem como objetivo enfatizar e enaltecer a bateria como instrumento musical e toda a sua importância no contexto música, difundir a arte da música tornando-a acessível para toda a comunidade e facilitar o acesso ao universo da música para as pessoas interessadas, que por algum motivo não tiveram a oportunidade de desenvolver seu talento nessa área artística.
Além disso, conforme o projeto, estimula a cultura musical entre crianças, jovens e adolescentes, inclusive como oportunidade profissional, e divulga o trabalho dos roteiristas. Com a aprovação da lei, o Baterasso, passará a ser realizado anualmente no segundo domingo do mês de dezembro.
5ª EDIÇÃO
Junto à quinta edição, que será novamente no Parque do Lago, haverá outras duas grandes atrações. Uma delas será o Festival de Cerveja Artesanal com 11 cervejarias guarapuavanas participando da segunda edição do Encontro de Carros Antigos.
“Vão ser dois eventos acoplados ao Baterasso. A gente fez algumas parcerias para deixar o evento ainda mais brilhante”, destacou o organizador geral, Jefferson Paulo da Silva, o Pelé, ao CORREIO durante a divulgação do evento.
Em relação aos participantes, a expectativa da organização é de que o número supere os anos anteriores, com mais de 200 inscritos. Os bateristas tocarão 23 músicas do rock internacional e nacional.