Lei Paulo Gustavo: Secult promove o curso de extensão ‘elaboração de projetos culturais’

Ministrado pela produtora cultural Grazi Calazans, o curso objetiva apresentar o passo a passo para a elaboração de Projetos Culturais

Promovido pela prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), iniciou nesta manhã desta quarta-feira (23) o curso de extensão “elaboração de projetos culturais”.

“Primeiramente, quero agradecer a presença de todos os artistas que estão aqui hoje, e dizer que ações como esta, só são possíveis graças às parcerias entre a sociedade e os membros de nossa classe artística. A Lei Paulo Gustavo é um acontecimento histórico para Guarapuava. Os recursos que recebemos, são de extrema importância. Com esses valores, vamos movimentar ainda mais o cenário cultural e produzir arte e cultura para todos os guarapuavanos”, comemorou a secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak.

Ministrado pela produtora cultural Grazi Calazans, o curso voltado à classe artística e aos produtores de cultura da cidade, pretende apresentar o passo a passo para a elaboração de Projetos Culturais (desde a criação da ideia até a prestação de contas). O curso passa por instruções sobre os conceitos de Leis de Incentivo – especialmente a Lei Paulo Gustavo, Editais, Plataformas de inscrição de projetos, Elaboração de Projetos culturais, Organização das etapas do projeto, critérios de avaliação e prestação de contas.

Curso é ministrado pela produtora cultural Grazi Calazans (Foto: Secom Prefeitura)

“A dúvida mais frequente e que até mesmo os artistas não possuem o conhecimento é saber de onde provém os recursos destinados para a cultura. Temos pouco investimento destinado para a cultura, porém, esse pouco é interessante saber que ainda sobra dinheiro pelo fato de a classe artística não saber os meios e como acessar o recurso. Por isso, é de extrema importância promover trocas e encontros como este com o objetivo de sanar todas as dúvidas em relação ao assunto”, explicou Grazi.

“Quero adquirir conhecimento sobre o assunto e poder compartilhar com os demais. É importante ser de conhecimento da sociedade que a cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais. A cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo”, contou a diretora de audiovisual da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus Cedeteg, Cris Lima.

O encontro que começou nesta quarta-feira, vai até quinta-feira, 24 de agosto, das 9h às 16h, na Casa da Cultura em Guarapuava.

Deixe um comentário