Jornal Cândido acompanha a multiplicação dos podcasts literários

O jornalista Rodrigo Casarin – ele mesmo um podcaster – mostra como o formato vem tornando o debate literário mais informal e acessível para novos públicos

Está no ar a edição 115 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, que acompanha a multiplicação dos podcasts sobre literatura. O jornalista Rodrigo Casarin – ele mesmo um podcaster – mostra como o formato vem tornando o debate literário mais informal e acessível para novos públicos.

“Um dos principais trunfos desses programas é, tal qual seu irmão muitíssimo mais velho, o rádio, criar uma proximidade quase familiar com o ouvinte. Nos projetos de maior sucesso, temos a impressão de que estamos num papo com nossos amigos”, explica. O especial do mês ainda traz uma seleção de podcasts, produzidos no Paraná e em outros estados, para quem deseja se iniciar nesse universo.

Para quem não sabe, o podcast é um tipo de programa de rádio adaptado para a internet. O ouvinte pode escutá-lo a qualquer momento (seguindo a lógica do conteúdo voltado para streaming), nos tocadores disponíveis (entre gratuitos e pagos).

A reportagem do Cândido cita pelo menos quatro programas sobre literatura: 30:MIN, Lavadeiras do São Francisco, Litterae e o ciclo “Pensando o Novo Normal”, da Academia Brasileira de Letras. No mundo dos livros, editoras como Companhia das Letras, Carambaia e Todavia apostam em podcasts próprios nos quais falam principalmente sobre seus lançamentos; sem contar também jornais como Folha de S.Paulo (por meio dos programas Expresso Ilustrada e Ilustríssima Conversa) e revistas do porte da Quatro Cinco Um (451 MHz e Vinte Mil Léguas).

Arte da capa é de Everton Leite (Foto: ANPr)

DESTAQUES
Outros destaques do Cândido de fevereiro: ensaio de Jocê Rodrigues sobre as lições contidas na obra de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), transcrições de lives transmitidas durante a 4ª Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (com Mel Duarte, Xico Sá e Luís Henrique Pellanda) e mais uma série de textos dos vencedores do Prêmio Biblioteca Digital, promovido pela BPP (Isabela Vannucchi, José Roberto Torero, Jacques Fux e Helton Timoteo). A arte da capa é de Everton Leite.

ACESSO
Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue a orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição.

Para ler o jornal, basta acessar gratuitamente suas edições na internet (www.bpp.pr.gov.br/Candido).

****************Com informações da ANPr