In memoriam: a Fender de Jeff Beck

Morto aos 78 anos de idade na última terça-feira (10), após contrair uma meningite bacteriana, o britânico Jeff Beck construir carreira no mundo da música com um estilo único de tocar sua Stratocaster

Em boa parte de sua carreira, o músico britânico Jeff Beck empunhou uma Fender Stratocaster. Geralmente de cor clara.

Esse é um modelo clássico, de uma marca icônica (mais de 75 anos de história). Aliás, Beck era um guitarrista único. Um dos maiores da história. Ele morreu aos 78 anos de idade na última terça-feira (10), após contrair uma meningite bacteriana.

De tanto tocar sem palhetas e com muita alavanca em sua strato, a Fender criou uma linha de guitarras em homenagem ao músico. Segundo o site da importadora Pride Music, havia dois modelos à venda para o Brasil (mas que hoje estão indisponíveis): “Sig Series Jeff Beck Stratocaster” e “Sig Series Jeff Beck Custom Shop Stratocaster”. Ambas eram na cor “olympic White” (um tipo de tom branco), construídas com madeiras selecionadas e equipamentos de primeira qualidade, como é o caso dos captadores Noiseless.

A diferença básica é que uma vinha na série “American Artist & Signatures” (assinada, ou seja, com a cara do artista) e outra “American Artist Custom Shop” (linha customizada). E o preço variava entre R$ 18.495 e R$ 37.998. Enfim, uma “bagatela”.

Em outras palavras, eram instrumentos feitos para que qualquer músico pudesse emular o estilo criativo e heterodoxo de Beck. Claro, ninguém sairia tocando como ele, um cara que rompeu fronteiras ao aproximar o rock de estilos como o jazz e o fusion, mantendo as raízes no blues. No entanto, era possível se sentir o próprio, já que são Stratocasters muito próximas do equipamento de trabalho do famoso britânico.

Há muito tempo, a Fender produz guitarras e contrabaixos que reproduzem algum instrumento consagrado nas mãos de um músico de referência. É o caso de Eric Clapton (“Eric Clapton Stratocaster”), considerado um “Deus” das seis cordas. Curiosamente, tanto ele quanto Beck fizeram parte (em momentos diferentes) do The Yardbirds, mítica banda de rock blues da Inglaterra sessentista.

Modelo Jeff Beck de Stratocaster (Foto: Reprodução)

MAIS
No site original da Fender, é possível encontrar a “Jeff Beck Stratocaster”, nas cores “olympic white” (muita parecida com a guitarra original do músico) e “surf green” (um tipo de verde praiano).

“Desde o início da Invasão Britânica até uma longa e aclamada carreira solo de notável versatilidade estilística, Jeff Beck levou a Stratocaster a alturas sonoras inacreditáveis, com uma das vozes musicais mais distintas já extraídas do instrumento. Com estilo clássico e recursos especiais, faça seu som e estilo com o Jeff Beck Stratocaster, que está entre os instrumentos artísticos mais populares e antigos da Fender”, diz a descrição do produto.

Vale lembrar que Beck desenvolveu um estilo único de tocar: sem palhetas (pequeno objeto que os guitarristas usam para encostar nas cordas) e muita alavanca (peça de metal que permite a manipulação da ponte da guitarra fazendo as cordas afrouxarem ou apertarem).

ORIGENS
Beck nasceu em 1944, em Wallington, no sul de Londres. Ele começou a carreira como músico de estúdio até que, em 1965, assumiu o posto de guitarrista da banda Yardbirds, substituindo Eric Clapton.

Mas foi com o Jeff Beck Group e em carreira solo que o músico fez fama, a partir do fim dos anos de 1960.

******Pesquisa/Texto: Cristiano Martinez, especial para correiodocidadao.com.br

Deixe um comentário