IHG de Guarapuava exibirá ‘Tereza de Benguela’ na quarta-feira (24)

Trata-se de uma produção de Salles Fernandes baseada nos fatos ocorridos nas décadas após 1750 no quilombo do Quariterê, em terras da atual Vila Bela da Santíssima Trindade no Mato Grosso

O Instituto Histórico e Geográfico de Guarapuava (IHG) promove seu 14° Cineclube do ano. A próxima sessão será nesta quarta-feira (24), às 19h, com “Tereza de Benguela”.

Trata-se de uma produção de Salles Fernandes baseada nos fatos ocorridos nas décadas após 1750 no quilombo do Quariterê, em terras da atual Vila Bela da Santíssima Trindade no Mato Grosso. Neste período o quilombo foi liderado por Tereza de Benguela, ex-escravizada, então conhecida como “Rainha”.

Em 1770, Tereza foi capturada por seus opositores, vindo a falecer na prisão. Sua liderança implantou na América Colonial o modelo mais próximo da democracia.

“Sua luta árdua e sua morte atroz são símbolo da força das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, celebradas neste 25 de julho”, diz o projeto.

Arte: Reprodução

Natural da Paraíba, o diretor mora no Mato Grosso desde 1996. Ele realizou seu primeiro curta-metragem em 2002; em 2008, filmou o curta “Sou Brasileiro”, selecionado para o festival de cinema de Gramado.

Em 2020, filmou o curta-metragem “Mato Escravo”; em 2021, dirigiu o curta “O Minhocão do Pari – a origem da lenda”.

Em 2023, dirigiu o curta “Tereza de Benguela” e o curta “Cumaru” para o longa “Histórias Estranhas”.

EXPOSIÇÃO
O IHG também abre nova exposição nesta semana. Será na sexta-feira (26), às 19h, com “Eufrásia e seus 80 mil réis”.

Baseada em uma pesquisa sobre os preços de itens cotidianos no século 19, essa montagem promete estimular reflexões sobre a sociedade brasileira do passado e do presente.

SERVIÇO
O Instituto Histórico e Geográfico de Guarapuava (IHG) fica na rua Senador Pinheiro Machado, 1.827, no Centro.