Edição 2024 do Encontro da Arte Folclórica da Unicentro será em agosto
É um evento tradicional que tem como objetivo a preservação e valorização das expressões populares, com apresentações artísticas e exposição de artes visuais. Confira a programação
Realizado pela Diretoria de Cultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Dirc/Unicentro), o Encontro da Arte Folclórica de 2024 vai ocorrer de 1º a 29 de agosto sob o tema “Projeções folclóricas: artes visuais, dança e música”.
É um evento tradicional que tem como objetivo a preservação e valorização das expressões populares, com apresentações artísticas e exposição de artes visuais.
O Encontro da Arte Folclórica acontece há 37 anos na Unicentro, e todo mês de agosto é celebrada a cultura do povo local.
Na edição de 2024, a abertura será do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, com o espetáculo “Amazônia Lendária”, dia 1º de agosto, no auditório Francisco Contini, do campus Santa Cruz, às 19h.
De 2 a 29 de agosto, rola a mostra “Tá’marrado”, de Alex Kua, no Centro de Exposições. Na abertura, às 19h, haverá a performance “Fios do encanto”, de Kua com Nhamandú Werá.
De 6 a 8 de agosto, às 10h, a oficina “Mandinga e Malícia na Capoeira Angola”, com o prof. André Loiola, na Sala de Espelhos.
No dia 8, apresentação do CTG Fogo de Chão na Feira Agroecológica do campus Cedeteg, às 10h. Nesse mesmo dia, terá uma Roda de Choro no hall do auditório, às 19h.
Dia 20, apresentação do Grupo de Dança Gaúcha Estância Serrana, às 20h30, no Centro Universitário UniGuairacá.
Dia 22, a Filarmônica Lobo Guará/Unicentro com “Sinfonia das Tradições”, às 19h, no auditório Francisco Contini.
Dia 26, às 19h30, “Folclore na Escola” no col. estadual Visconde de Guarapuava; e apresentações do Gruppo Folklorístico Italiano Anima e do CTG Fogo de Chão.
E, no dia 29 de agosto, encerramento com “Folclore em Movimento” no Francisco Contini, às 19h. Haverá participação do Gruppo Folklorístico Italiano Anima, da Cia. de Dança Alba Domingues e do Grupo Polonês Serce Polskie.