Governo do Estado lança edital para premiar técnicos e técnicas da cultura

Recursos são da Lei Aldir Blanc. Objetivo é valorizar e reconhecer profissionais da área que colaboram com o fazer artístico-cultural de diversos agentes. Inscrições estão abertas até as 17h59 do dia 5 de novembro

O Governo do Estado, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, anuncia o Edital Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura, que vai reconhecer a contribuição, valorizar e premiar profissionais da área que colaboram com o fazer artístico-cultural de diversos agentes. O edital, que utiliza recursos da Lei Aldir Blanc, está com as inscrições abertas até as 17h59 do dia 5 de novembro.

Essa é uma premiação ao profissional do bastidor, que sofreu fortemente os impactos da suspensão das produções presenciais devido à pandemia.

“Se o artista é a face da cultura, as técnicas e técnicos são o corpo, dando sustentação para que a arte aconteça. O Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura reconhece o valor desses profissionais, tão empenhados em garantir que a arte seja experimentada da melhor forma possível”, afirma a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

O edital é destinado a pessoas físicas com mais de 18 anos, que residem no Paraná há no mínimo dois anos, atuando direta ou indireta na execução de produções culturais em geral, nas áreas de Áudio e Som; Luz; Maquinaria; Projecionista; Maquiagem; Contra-regra; Cenotécnico; Sonoplasta; Figurinista; Fotografia; Vídeo; Edição; Produção; Roadie; entre outros.

Serão 406 premiados com o valor individual de R$ 10 mil, conforme descrito no Edital.

Além de uma lista simplificada de documentos, é necessário enviar um vídeo em que o técnico narre sua biografia profissional. O vídeo deve ter entre três e dez minutos e estar hospedado no YouTube ou Vimeo.

Cada proponente só pode se inscrever e ser contemplado em um projeto. Elas são feitas de forma on-line, pelo sistema SIC.Cultura. Para proponentes já cadastrados como Agente Cultural no SIC.Cultura, é só entrar com login e senha. Caso contrário, é necessário fazer o cadastro. Basta entrar no site e clicar em “Acessar o sistema” no canto superior direito da tela e, no menu, escolher a opção “Clique aqui para se cadastrar”.

Também é possível acompanhar as etapas pelo sistema SIC.Cultura, no site www.leialdirblanc.pr.gov.br e nas redes sociais Cultura Paraná. Todos os editais e anexos da Lei Aldir Blanc 2021 ficarão disponíveis no site da Lei Aldir Blanc.

Edital premia técnicos e técnicas da cultura com recursos da Lei Aldir Blanc (Foto: SECC)

LEI ALDIR BLANC
Lei Aldir Blanc é como ficou denominada a Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, elaborada pelo Congresso Nacional com a finalidade de atender ao setor cultural, um dos mais afetados com as medidas de isolamento social, necessárias em função da pandemia da Covid-19, destinando para tal o valor de R$ 3 bilhões. Em 2021, a lei foi prorrogada, estendendo a possibilidade de estados e municípios façam a utilização dos recursos em prol do setor cultural.

CONFIRA AS ETAPAS DO EDITAL

Inscrição

Análise Documental e Habilitação

Fase Recursal da etapa de análise documental e habilitação

Análise do recurso da etapa de análise documental e habilitação

Análise técnica e de mérito, de caráter classificatório

Fase Recursal da etapa de análise técnica e de mérito

Análise do recurso da etapa de análise técnica e de mérito

Homologação e publicação do resultado final

Contratação

Deixe um comentário