Filme guarapuavano ‘Isolation’ é selecionado para o 5º Petit Pavé – Festival de Cinema Independente de Curitiba

Produzido e lançado em 2020, durante a quarentena, curta-metragem do fotógrafo e professor Clério Back vem colecionando prêmios e participações em mostras cinematográficas

O curta-metragem (ou “micrometragem”) guarapuavano “Isolation” está selecionado para a 5ª edição do Petit Pavé – Festival de Cinema Independente de Curitiba (www.facebook.com/petitpavecuritiba/), que rola de 5 a 11 de abril, totalmente online e gratuito.

O curta é uma produção do premiado fotógrafo e professor universitário Clério Back (com passagens pela Unicentro, entre outras instituições de Guarapuava). “Uma grande honra estar presente com tantos grandes filmes!”, disse o diretor, em seu perfil nas redes sociais, sobre o Petit Pavé.

Desde que foi lançado em 2020, “Isolation” vem colecionando participações em festivais e estatuetas. Por exemplo, no ano passado conquistou o prêmio de Melhor Filme pelo júri oficial no Festival Cel.U.Cine, que é uma mostra competitiva de micrometragens produzidos por meio de fontes de captação digital destinado a conteúdos audiovisuais de 30 segundos até 3 minutos.

Com menos de dois minutos de duração, o curta de Back foi feito de forma experimental e explora uma nova realidade, apresentando a mídia e a informação como nosso meio de escape, carregada por um personagem desconexo e preso nesse ambiente de isolamento e incerteza. “Em uma narrativa caótica e pós-apocalíptica nos vemos cada vez mais dependentes das relações sociais como nossa forma de ressignificação”, diz a sinopse.

Segundo o diretor, durante a cerimônia virtual de premiação do Cel.U.Cine em junho passado, que a ideia surgiu durante a quarentena. Ele contou com a colaboração de um amigo, que protagonizou “Isolation” sob uma máscara. “Depois, mostrei para várias pessoas o projeto final. A galera incentivou e falou que valia a pena colocar em festivais”.

Ao site da Faculdade Campo Real, também em 2020, Back disse que procurou fazer um filme que pudesse ilustrar “a angústia e a ansiedade que vivemos, sem saber o que vai acontecer daqui pra frente. A televisão representa a mídia e a informação e como nossas ações acabam sendo norteadas pelo meio. A TV antiga representa todos os meios que usamos na tentativa de estreitar nossos laços sociais e muitas vezes acabamos afastando”, explicando detalhes de cena.

Clério Back é um expoente da cena cultural de Guarapuava, trabalhando como fotógrafo, músico, diretor e professor (Foto: Arquivo Pessoal/Clério Back)

FORMATO
A Mostra Competitiva do 5º Petit Pavé reúne 20 curtas nacionais que concorrerão ao prêmio de Melhor Filme. Serão quatro sessões ao vivo, nos dias 5, 6, 8 e 10 de abril, sempre às 20h. Após a exibição dos filmes, haverá bate-papo com realizadores convidados.

As transmissões vão acontecer na página do Facebook e também no do YouTube: shorturl.at/awBL2
Além disso, mais de 100 curtas brasileiros e estrangeiros estarão disponíveis em 10 Mostras Paralelas no site petitpave.com.br. “Todos esses filmes estarão concorrendo ao prêmio de Melhor Filme do Júri Popular. O filme mais votado vence”.

REALIZAÇÃO
O 5º festival Petit Pavé é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba e do Ministério do Turismo.