Festas literárias do Paraná se concentram no ambiente virtual neste final de ano

Levantamento do CORREIO revela que pelo menos três grandes eventos serão no formato online, com atrações para serem acompanhadas a distância. Casos da Semana Literária do Sesc, Flibi e Flim

Por conta da pandemia de covid-19, tradicionais festas literárias no Paraná foram “empurradas” para o ambiente virtual, tendo sua realização concentrada neste final de ano.

No levantamento do CORREIO, pelo menos três delas vão ocorrer entre o final de novembro e início de dezembro. Se de um lado, tira a graça de poder visitar um evento desse porte para trocar ideias in loco (e conhecer escritores); por outro, possibilita a participação de pessoas de qualquer parte do mundo.

É o caso da 39ª Semana Literária Sesc & XVIII Feira do Livro da Editora UFPR. Promovido pelo Sesc PR, o evento será online e gratuito no período de 24 a 26 de novembro. Tema: “Literatura e Memória: fragmentos do tempo”.

Todas as noites, às 19h, pelo canal do Sesc PR no YouTube, serão transmitidas ao vivo as mesas-redondas com autores convidados que abordarão o tema memória em três eixos. A noite de abertura, nesta terça (24), contará com a participação do jornalista e biógrafo Ruy Castro, autor de diversas obras literárias, e que falará sobre “Memória: aquilo que fica” – uma abordagem sobre a preservação do material e do imaterial e sobre como as diversas narrativas são capazes de contar uma mesma história. A mesa-redonda será mediada por Leandro Franklin Gorsdorf, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR.

Na quarta-feira (25), a escritora curitibana Giovana Madalosso, uma das revelações da literatura estadual, destacará a relação entre memória e ficção, na mesa-redonda “Memória: vivida ou inventada?”. O encontro será mediado pelo escritor e criador do canal Livrada!, Yuri Al´Hanati.

Para encerrar a programação do evento, na quinta-feira (26), o escritor, dramaturgo e jornalista Marcelo Rubens Paiva, será o responsável pela temática “Memória: o povo como personagem”. A mediação será feita pela jornalista e mestre em Estudos Literários, Gisele Eberspächer.

O conteúdo das três mesas-redondas somente será transmitido ao vivo pelo canal https://www.youtube.com/sescpr e não ficará disponível para visualização posterior nas redes socais digitais do Sesc PR.

Marcelo Rubens Paiva é uma das atrações da Semana Literária Sesc de 2020 (Foto: Julia Moraes / Divulgação)

FLIBI
Adaptada ao “novo normal”, a quarta edição da Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (Flibi) será online na segunda semana de dezembro.

Mas uma prévia rola já nesta quarta-feira (25), às 20h, com transmissão gratuita pelo canal da BPP no YouTube (www.youtube.com/bibliotecapr). Sob mediação do jornalista Ricardo Sabbag, o escritor Laurentino Gomes é o primeiro convidado da Flibi. Gomes é autor dos best-selllers “1808”, “1822” e “1889”.

Eles conversam sobre o tema da programação deste ano, “História ao Vivo” — uma reflexão acerca das grandes transformações vivenciadas pelos povos do mundo na contemporaneidade.

A Flibi 2020, que tem curadoria do jornalista Yuri Al’Hanati, começa no dia 8 de dezembro e segue até o dia 11, com bate-papos e oficinas para adultos e crianças.

Finalista do Prêmio Jabuti deste ano por sua obra mais recente, “Escravidão: do Primeiro Leilão de Cativos em Portugal Até a Morte de Zumbi dos Palmares: Volume 1” (2019), Laurentino Gomes venceu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e outras seis o próprio Jabuti.

FLIM
Um dos maiores eventos literários do Sul do Brasil, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) chega à 7ª edição com grandes nomes nacionais e internacionais já confirmados – mas ainda não revelados.

Em 2020, a Flim será online. Com o tema “Desafiando limites”, terá um espaço virtual destinado para Ilustradores e Autores Independentes. Interessados precisam acessar o link: https://forms.gle/cUxaCri343iCxzLo6 e preencher o formulário.

A festa recebe também propostas de lançamentos literários. Para se inscrever, basta acessar: https://forms.gle/tb3vXvXo1TYeu26c8.

Realizada pela Prefeitura de Maringá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), a Flim 2020 acontecerá nos dias 9 a 13 de dezembro.