Festa dos 70 anos do distrito de Entre Rios inicia hoje (5) com shows, exposição e livro
Para celebrar em grande estilo, os cinco dias de festa contarão com atrações musicais nacionais e internacionais como os grupos Talagaço e Tchê Garotos, o cantor Daniel, a dupla Conrado e Aleksandro, e a banda alemã Dorfrocker. Um dos destaques desta quarta-feira (5) é o lançamento do livro “A História de Entre Rios”
A festa em comemoração aos 70 anos da imigração suábia no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, inicia nesta quarta-feira (5 janeiro). As festividades seguem até domingo (9), no Centro de Eventos Agrária (colônia Vitória), principal palco do evento.
Entre os destaques da programação de hoje, estão a inauguração da exposição do Museu Histórico de Entre Rios, às 10h; desfile de tratores antigos, 16h; lançamento do livro “A História de Entre Rios”, 19h; e os shows da Banda Original Donauschwaben Musikanten, às 20h30, e da Banda Society, às 23h.
Sem contar também apresentações culturais, a partir de 13h, e homenagem aos pioneiros, às 15h.
Em relação ao livro “A História de Entre Rios”, trata-se uma narrativa sobre a trajetória da comunidade. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira e escrita por Maria Dolores Stoetzer Schneiders e Roseli Brandtner Essert.
A obra, que começou a ser desenvolvida em setembro de 2019, será dividida em dois volumes, com um total de 600 páginas. As autoras utilizaram como fonte relatórios e documentos que compõem o acervo do Museu Histórico de Entre Rios.
No livro, será possível conhecer com mais detalhes a vida do povo suábio ainda no Império Alemão, a migração e o período de bonança no sudeste europeu, a fuga durante a 2ª Guerra Mundial, a chegada ao Brasil e o desenvolvimento do distrito de Entre Rios.
“Eu admiro nossos antepassados, eles foram muito fortes, persistentes, disciplinados. Nossos pioneiros, eles são os personagens principais do livro. Se não fosse por eles, não teríamos nada do que temos aqui, reconhecer isso é o principal. O livro é também uma homenagem a eles”, declara Maria Dolores.
O livro contará com versões em alemão e português e estará disponível a partir de hoje.
CENTRO
As festividades de 70 anos de Entre Rios marcarão a inauguração oficial do Centro de Eventos Agrária, que acontecerá na sexta-feira (7), às 13h, em um evento aberto ao público com a presença de autoridades e da comunidade.
A obra de 12 mil m² foi ansiosamente aguardada pelos cooperados, que ajudaram na decisão da construção e também contribuíram financeiramente para sua execução. Essa era uma necessidade das colônias do distrito, que precisavam de um local adequado para realizar seus eventos.
De acordo com o diretor vice-presidente da Cooperativa, Manfred Majowski, a construção de um espaço para sediar diferentes tipos de eventos surgiu há cerca de 10 anos, quando algumas comemorações, que tradicionalmente eram realizadas em Entre Rios, começaram a acontecer em Guarapuava, para acomodar melhor o público. “Além da Peixada, por exemplo, que tivemos que transferir para Guarapuava, muitos eventos acabavam ocorrendo em espaços improvisados”, explica, via assessoria.
O Centro de Eventos fica às margens da PR 540, no trecho que liga as colônias Jordãozinho e Vitória. A obra busca valorizar as tradições do povo suábio contribuindo com a propagação das tradições. Com esse propósito, o primeiro prédio do Centro de Eventos tem como inspiração o primeiro moinho da Cooperativa Agrária. Nele, ficam a recepção e o foyer, além do restaurante, choperia e cozinha industrial. O espaço também abrigará um auditório e salas de reuniões.
SERVIÇO
Para celebrar em grande estilo, os cinco dias de festa contarão com atrações musicais nacionais e internacionais como os grupos Talagaço e Tchê Garotos, o cantor Daniel, a dupla Conrado e Aleksandro, e a banda alemã Dorfrocker.
A programação completa, assim como a compra de ingressos, está disponível no site 70anosentrerios.com.br