Estrela Leminski é primeiro nome anunciado para Guarapuava na Semana Literária Sesc de 2026

1

Por meio de suas redes sociais, o Sesc PR divulgou no início da noite desta sexta-feira, 17 julho, os primeiros nomes da programação da 45ª Semana Literária e Feira do Livro Sesc PR.

Para Guarapuava, a escritora e compositora brasileira Estrela Leminski. Filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz, ela tem dois livros de poesia lançados e quatro discos; em 2024, lançou seu primeiro romance “Quando a Inocência Morreu”.

Estrela Ruiz Leminski lançou seu primeiro livro de poesia “Cupido: cuspido, escarrado” em 2004, participou de antologias como “Roteiro da Poesia Brasileira – Anos 2000” e “XXI poetas de hoje em dia(nte)”, “Gerações Leminski” e diversas revistas literárias como ETC&tera, Revista de autofagia, Poesia Sempre, Sítio em Portugal. Em parceria com Téo Ruiz lançou o livro “Contra-Indústria” sobre música independente em 2006.

A autora também estará nas unidades de Francisco Beltrão e Pato Branco durante o evento.

De 12 a 16 de agosto, 27 cidades do Paraná recebem alguns dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Entrada gratuita.

OUTRAS CIDADES
Em outras cidades, a Semana Literária de 2026 terá até o momento nomes como:

Ana Suy, em Curitiba. É psicanalista, escritora, professora e psicóloga, semifinalista do Prêmio Jabuti em 2023 e 2024, autora do best seller “A gente mira no amor e acerta na solidão”.

José Falero, em Jacarezinho, Cornélio Procópio e Londrina. Escritor e romancista brasileiro, finalista do Prêmio Jabuti 2022, com a obra “Mas em que mundo tu vive” e ganhador do Prêmio AGES 2021 com a obra “Os supridores”.

Vitor Martins, em Curitiba. Tradutor e autor dos livros “Quinze dias” e “Um milhão de finais felizes”.

Liana Ferraz, em Curitiba, Jacarezinho e Londrina. É escritora, atriz e se define como artista da palavra e da voz. Autora de cinco livros, dentre eles “Um prefácio para Olívia Guerra”, seu romance de estreia.

Olívio Jekupé, em Paranaguá, Caiobá e São José dos Pinhais. Escritor de literatura indígena, integrante do povo Guarani e autor de 35 livros.

AUTORA HOMENAGEADA

Dona de uma escrita marcada pela sensibilidade, pela espiritualidade e pelo cotidiano, Adélia Prado é a autora homenageada da 45ª edição da Semana Literária e Feira do Livro Sesc PR.

Poeta, filósofa e professora, a autora mineira construiu uma obra que conquistou público e crítica e segue emocionando leitores por todo o país.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.