Em Guarapuava, 41ª Semana Literária Sesc PR tem lançamento de livro hoje (15)

Os dez contos inéditos da 7ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis são direcionados ao público infantojuvenil e foram produzidos por autores e autoras paranaenses; uma delas é a guarapuavana Magdalena Nerone

Em Guarapuava, a 41ª Semana Literária Sesc PR se encerra nesta quinta-feira (15 set) com o lançamento da 7ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis.

O evento será às 15h30, no auditório Sesc da unidade (rua Comendador Norberto, 121). Maria Magdalena Nerone é uma das autoras do material, pois seu conto “Um Mistério no Faxinal” foi selecionado para entrar no livro.

Com curadoria de Lucas Buchile e ilustrações de Gabriela Almeida, a edição reúne dez contos inéditos direcionados ao público infantojuvenil e produzidos por autores e autoras paranaenses. A Coletânea promove a produção literária estadual e a criação de textos que dialogam com o resgate e a criação de imaginário cultural do Paraná.

Os contos selecionados via edital são de autoria de Lílian Ávila, Marcela Rodrigues de Oliveira, Marcia Aparecida Paganini Cavéquia, Maria Cristina Madeira, Maria Magdalena Nerone, Nará Souza Oliveira, Rafael Ginane Bezerra, Maia Piva, Tiago de Oliveira e Ney Arboleya.

TEMA
A 41ª Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro – um dos maiores e mais tradicionais eventos literários do Paraná – retomou neste ano sua programação em formato presencial. Em setembro, 26 cidades paranaenses celebram a literatura de maneira simultânea. Guarapuava recebe o evento de 12 a 15 de setembro, na Unidade Sesc Guarapuava, localizada na Rua Comendador Norberto, 121.

Assim como o Rio Paraná que nomeia nosso estado – percorre seu território, tecendo a trama e desenhando o seu curso –, esta edição do evento abordará a temática “Territórios Imaginários: vozes em trânsito”, com uma proposta de promover leituras, diálogos, discussões e reflexões sobre os espaços habitados, territórios geográficos e simbólicos, pertencimento, imigração, ancestralidade e territorialidade.

HISTÓRIA
A Semana Literária Sesc & Feira do Livro, realizada desde 1981, promove a expansão cultural e educativa, estimula o contato dos mais diferentes públicos à leitura, à literatura e promove a formação de gerações de novos leitores e leitoras.

Até 2005, seu nome era Feira do Livro Sesc; em 2006 e 2007, foi realizada como Folia Literária do Paraná; e em 2008, recebeu a denominação definitiva e um tema geral para debates. Em 2006, a ação começou a ser realizada simultaneamente onde o Sesc tem unidades fixas no estado, atingindo hoje 26 municípios por todo território paranaense.

Com 41 edições realizadas, a Semana Literária Sesc configura-se como um dos maiores circuitos literários do país, por sua dinâmica de realização simultânea em diferentes municípios, propondo uma programação diversa, plural e transversal. A partir de um coletivo curatorial, todos os anos, o evento propõe a circulação de autores e autoras renomados no cenário estadual e nacional, companhias de teatro, narradores e narradoras de histórias, mediadores e mediadoras de leitura, pesquisadores e pesquisadoras que colocam em pauta debates e discussões a partir do livro e da literatura.

PROGRAMAÇÃO
A programação completa do evento está no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/

Deixe um comentário