Edição presencial da Semana Literária Sesc inicia na próxima segunda-feira (12), em Guarapuava

De volta ao formato presencial, 26 cidades paranaenses recebem a 41ª edição da Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro. Em Guarapuava, a programação se concentra na unidade do Sesc até 15 de setembro, com oficinas, bate-papos, contação de histórias e lançamento da Coletânea de Contos Infantis (com Magdalena Nerone)

A partir da próxima segunda-feira (12), tem início a 41ª Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro com programação simultânea em 26 cidades paranaenses. É a volta das atividades presenciais celebrando a literatura até o dia 17 de setembro.

A Semana Literária é considerada o maior e mais tradicional evento literário do Paraná. Para debater sobre o tema “Territórios Imaginários: vozes em trânsito”, o Sesc PR convidou inúmeros autores, escritores, jornalistas, pensadores, artistas e professores para participarem de debates, mesas-redondas, exposições, lançamentos de livros, palestras, sessão de autógrafos, oficinas e apresentações artísticas.

De acordo com os organizadores do evento, o tema central será desdobrado em cinco eixos de discussão: as fronteiras da linguagem; histórias em trânsito; (des)dizeres do corpo; diálogos entre memórias e rio-terra: a terceira margem. Nesta edição, a Semana Literária se propõe a ser um espaço de reflexão, leituras e discussões sobre os espaços que habitamos, territórios geográficos e simbólicos, imigração e fronteiras, trânsitos, pertencimento e ancestralidade.

Em Guarapuava, a programação se concentra na unidade do Sesc da rua Comendador Norberto, 121, até 15 de setembro. Na segunda (12), inicia a exposição “Entre Territórios e Histórias” no hall de entrada, às 8h30.

Como é de praxe, uma das atividades mais esperadas da Semana Literária Sesc é a contação de histórias. Na segunda (12) e terça-feira (13), haverá sessão às 8h30 e 14h para “Os encantos do kilombo”, do Grupo Baquetá, na unidade em Guarapuava.

É um espetáculo narrativo que levará às crianças a vivência de imaginar outros mundos possíveis, a partir do resgate das histórias ancestrais Quilombolas. Por meio da utilização das linguagens artísticas, músicas afro-brasileiras, danças negras, histórias, contos e lendas compartilhadas de forma lúdica e divertida, o espetáculo proporciona uma vivência única que atravessa todos os sentidos dos participantes.

O Grupo Baquetá desenvolve projetos para crianças e adultos desde 2009 com foco nas manifestações afro-brasileiras e dos povos indígenas do Brasil, tendo em seu repertório espetáculos de narração de histórias, shows musicais e oficinas formativas. Em 2021, lançou seu primeiro EP musical.

E, às 19h30, a apresentação teatral “Contos da Corte” com a Cia de La Curva, às 19h30, no auditório da unidade do Sesc. Dois artistas mambembes viajam de palácio em palácio, colhendo e levando histórias da realeza, fazendo um divertido “leva e traz”. Agora trarão ao público esses contos populares cheios de encanto, curiosidade e humor. Classificação livre.

Foto: Reprodução/Cia de La Curva

PROGRAMAÇÃO
Além da exposição e da contação de histórias do Grupo Baquetá, a terça-feira (13) reserva a oficina “Lavra Palavra”, com a escritora Glória Kirinus, às 15h30, no auditório Sesc. Mais tarde, às 19h30, ocorrerá um bate-papo com a autora, no mesmo espaço.

Na quarta (14), às 15h30, rola a oficina “Fanzines: retalhos artístico-literários”, com a orientadora Andriele de Chaves Bortolin Depois, às 19h30, um bate-papo com a escritora Aline Bei – um dos nomes mais promissores da literatura brasileira contemporânea. Ambas as atividades serão no auditório Sesc.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Sesc PR lança durante a Semana Literária a Coletânea de Contos Infantis, com dez trabalhos de escritores paranaenses selecionados via edital. O lançamento da coletânea será na quinta-feira (15), às 15h30, com a participação de Maria Magdalena Nerone, autora do conto “Um Ministério no Faxinal”. O evento será no auditório Sesc.

Para o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, este material é resultado do compromisso que o Sesc Paraná tem com a produção literária estadual, com a ampliação do imaginário infantil, com o desenvolvimento da leitura desde a tenra infância, com o despertar da criatividade e com o conhecimento. “Dez autores aceitaram o desafio de alargarem o olhar para os mais diversos elementos que formam a cultura do nosso estado e produzirem contos voltados ao público infantil. Pela literatura, o Sesc Paraná convida o leitor a conhecer e viajar pelo nosso estado, ampliar o conhecimento sobre sua paisagem, seu povo, cidades, costumes, tradições, e a perceber que o Paraná, nossa cultura e identidade vão muito além do pinhão, da erva-mate e da gralha azul. Somos multiculturais”, salienta Sextos.

AGENDAMENTO
Para participar da programação é necessário realizar agendamento pelo telefone (42) 3308-2650.

CIDADES
Além de Guarapuava, a Semana Literária e Feira do Livro será realizada em Apucarana, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

SERVIÇO
A programação completa pode ser conferida no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Deixe um comentário