‘Contos da Corte’ é destaque na abertura da Semana Literária Sesc em Guarapuava, próxima segunda-feira (12)

Dois artistas mambembes viajam de palácio em palácio, colhendo e levando histórias da realeza, fazendo um divertido “leva e traz”. Agora trarão ao público esses contos populares cheios de encanto, curiosidade e humor

A 41ª Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro – um dos maiores e mais tradicionais eventos literários do Paraná – retoma neste ano sua programação em formato presencial. A partir da próxima segunda-feira (12), 26 cidades paranaenses vão celebrar a literatura de maneira simultânea. Guarapuava recebe o evento de 12 a 15 de setembro, na Unidade Sesc Guarapuava, localizada na rua Comendador Norberto, 121.

Assim como o Rio Paraná que nomeia nosso estado – percorre seu território, tecendo a trama e desenhando o seu curso –, esta edição do evento abordará a temática “Territórios Imaginários: vozes em trânsito”, com uma proposta de promover leituras, diálogos, discussões e reflexões sobre os espaços habitados, territórios geográficos e simbólicos, pertencimento, imigração, ancestralidade e territorialidade.

No primeiro dia de atividades em Guarapuava, na segunda-feira, o destaque é a apresentação teatral “Contos da Corte” com a Cia de La Curva, às 19h30, no auditório da unidade do Sesc. Há necessidade de agendamento: (42) 3308-2650.

Dois artistas mambembes viajam de palácio em palácio, colhendo e levando histórias da realeza, fazendo um divertido “leva e traz”. Agora trarão ao público esses contos populares cheios de encanto, curiosidade e humor. Classificação livre.

Buscando valorizar a cultura oral e o saber popular, nesta montagem a Cia de La Curva optou por dar voz a contos populares. Em meio a uma riqueza inenarrável de possibilidades, focou-se nos contos de encantamento, da época dos reinados: surge assim o espetáculo “Contos da Corte”, uma narração bem-humorada, em que dois artistas mambembes recontam histórias ouvidas em suas andanças. Enquanto Petúnia traz à cena a história amparada pela oralidade, seu companheiro Pança usa e abusa de sua expressividade para sonorizar ou ilustrar corporalmente o que é narrado. O resultado é uma apresentação cômica, dinâmica e extremamente envolvente.

COMPANHIA
Criada pelo argentino Fernando Perri e sua companheira gaúcha Manon Alves, a Cia de La Curva tem sede em Chapecó (SC). Desde 2009, a dupla direciona sua pesquisa para o estudo da comicidade, sempre prezando por buscar espaços para uma troca efetiva entre quem faz e quem frui o acontecimento artístico, numa relação direta com a plateia. Neste período desenvolveu projetos na área do circo, teatro, audiovisual, narração de histórias, teatro em miniatura e rádio.

Em seu repertório possui nove espetáculos: “Varieté- Humor cítrico” (2006), “El Dueto” (2009), “Magus” (2013), “Todo Passa” (2014), “Contos da Corte” (2016), “O Refúgio” (2017) e “Safari Urbano” (2017), “Na Catraca” (2018), “Espia – Teatro em Miniatura” (2018), “A Dita” (2019).

A dupla também é idealizadora e realizadora da RIA – Festival de Palhaçaria de Chapecó, com duas edições: 2017 e 2019.

FICHA TÉCNICA
Contadores de histórias: Manon Alves e Fernando Perri.

Roteiro: Manon Alves

Sonoplastia: Fernando Perri

Histórias: histórias populares, inspiradas nas coletadas por Luis da Câmara Cascudo, Ricardo Azevedo e outras pesquisas.

CONTAÇÃO
Como é de praxe, uma das atividades mais esperadas da Semana Literária Sesc é a contação de histórias.

Na segunda (12) e terça-feira (13), haverá sessão às 8h30 e 14h para “Os encantos do kilombo”, do Grupo Baquetá, na unidade em Guarapuava. Há necessidade de agendamento: (42) 3308-2650.

É um espetáculo narrativo que levará às crianças a vivência de imaginar outros mundos possíveis, a partir do resgate das histórias ancestrais Quilombolas. Por meio da utilização das linguagens artísticas, músicas afro-brasileiras, danças negras, histórias, contos e lendas compartilhadas de forma lúdica e divertida, o espetáculo proporciona uma vivência única que atravessa todos os sentidos dos participantes.

O Grupo Baquetá desenvolve projetos para crianças e adultos desde 2009 com foco nas manifestações afro-brasileiras e dos povos indígenas do Brasil, tendo em seu repertório espetáculos de narração de histórias, shows musicais e oficinas formativas. Em 2021, lançou seu primeiro EP musical.

EXPOSIÇÃO
Na segunda-feira (12), às 8h30, inicia a exposição “Entre Territórios e Histórias”, no hall de entrada.

SERVIÇO
A programação completa da Semana Literária Sesc está disponível no site oficial do evento em www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Deixe um comentário