Concerto realizado pela Secretaria de Cultura reúne músicos da Corporação Musical em Guarapuava

Corporação Musical conta com mais de 90 músicos efetivos, distribuídos na Banda, Orquestra e Coral. Além dos membros efetivos, a Corporação realiza aulas gratuitas, que são abertas ao público

Irmandade. O principal tema da obra do poeta Friedrich Schiller, Ode à Alegria, além de ser parte de uma das principais composições da música clássica, a 9ª Sinfonia de Beethoven, deu um significado ainda mais especial para o concerto que carrega o mesmo nome da obra: Ode à Alegria, realizado no Santuário Nossa Senhora de Belém, nesta quinta-feira (26).

Realizado pela Secretaria de Cultura (Secult), o concerto reuniu a Corporação Musical de Guarapuava, formada pelo Coral, Banda Jovem e Orquestra de Câmara, que apresentou um repertório recheado para os guarapuavanos que compareceram.

Segundo a secretária de Cultura, Rita Felchak, esse tipo de manifestação é importante para levar ao público as atividades realizadas pelos musicistas do município. “Além de celebrarmos esse trabalho incrível que é feito pela Corporação Musical, nos reunimos nesse belíssimo santuário para celebrarmos também a vida! Além de podermos presenciar tudo isso juntos, em irmandade”, destacou Rita.

Já no palco, o repertório da apresentação contou com grandes clássicos, como a própria 9ª Sinfonia de Beethoven e o concerto para piano n° 21 de Mozart. De acordo com o maestro da Orquestra e Banda Jovem, Oriel Bezerra, a performance síncrona de toda a corporação é reflexo da nova postura da gestão, de procurar contribuições e diálogos entre os pilares da corporação. O Maestro ainda salientou a importância das aulas gratuitas oferecidas pela Corporação.

“Muitos dos nossos musicistas, aqui presentes, são também instrutores e lecionam de forma gratuita através da Secretaria de Cultura. Temos hoje aqui, além dos membros efetivos da banda e da orquestra, os aprendizes pequenos, que toparam participar e também se esforçaram para estar presentes”, considera.

Foto: Secom

Após a abertura voltada ao instrumental, foi a vez do Coral Municipal se juntar ao palco, onde junto do restante da corporação musical, apresentaram outros clássicos da música em Latim.

Reforçando a fala de Oriel sobre o trabalho da corporação, o maestro do Coral, Fernando Antônio Pinto, destacou o trabalho realizado com os 48 alunos do Coral Municipal. “É incrível poder realizar esse concerto, principalmente sabendo do esforço dos alunos. Junto do Maestro Oriel, queremos fazer um trabalho cada vez mais incrível, para que possamos realizar outras belas apresentações como a de hoje”, salientou Fernando.

COMPOSIÇÃO
Hoje, a Corporação Musical conta com mais de 90 músicos efetivos, distribuídos na Banda, Orquestra e Coral. Além dos membros efetivos, a Corporação realiza aulas gratuitas, que são abertas ao público.

Para mais informações, entre em contato pelo número (42) 3621 4584, ou compareça diretamente à Casa da Cultura.

Foto: Secom