Com apoio da Secult, espetáculo ‘Carmela, Caramelo e Remela’ proporciona arte e diversão às crianças de Guarapuava

Nesta terça-feira (5), Guarapuava recebeu o espetáculo “Carmela, Caramelo e Remela”, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. Baseada no livro “Quando eu era pequena”, da poetisa Adélia Prado, a atração é promovida pelo governo do Estado, com apoio da prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

“A Secretaria de Cultura acredita que o acesso à arte desde a infância é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de nossas crianças. Estas sessões não apenas proporcionam entretenimento, mas também estimulam a imaginação, a criatividade e a apreciação pela arte teatral. Estamos comprometidos em acrescentar ainda mais a arte e a cultura na rotina dos guarapuavanos. Essas sessões ofertadas gratuitamente para a rede municipal de ensino são um passo significativo nesse sentido. A parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado é fundamental para um maior alcance e descentralização das politicas culturais no Paraná. Ficamos muito felizes em viabilizar este tipo de programa aqui em Guarapuava”, declarou a secretária de Cultura do Município, Rita Felchak.

Destinada a crianças de 6 a 12 anos, a peça dirigida por Giovana de Liz faz parte da 2ª edição do programa Crianças do Teatro, e é idealizada pela X-Plan Produções Artísticas. O espetáculo narra a história de Feijó, Cadu, Teteia e Babu, quatro crianças que embarcam em uma grande aventura após encontrarem o livro da personagem Carmela, alter-ego de Adélia Prado. Durante a jornada, as crianças exploram suas emoções, descobrem seus talentos e aprendem sobre o poder da poesia.

Foto: Secom

“Começamos a peça hoje [terça-feira] e vamos fazer uma turnê pelo Paraná inteiro. O maior intuito do espetáculo é criarmos o hábito da leitura, falarmos da poesia e mostrar para as crianças um pouco dos poetas e poetisas brasileiros. Nós estamos encantados com o público. As crianças interagem o tempo inteiro com a peça. E são de ótima educação. As professoras estão de parabéns, porque o retorno está sendo muito agradável, estamos muito felizes”, relatou a diretora da peça, Giovana de Liz.

Michele Bittencourt, intérprete da personagem Babu, fala sobre o acolhimento que recebeu do público durante o espetáculo. “Fizemos agora à tarde nossa segunda sessão, e está sendo muito legal. As crianças são muito receptivas. Todo mundo está acolhendo a gente muito bem. Todos estavam participando, as crianças estavam brincando, me parece que elas saíram muito felizes daqui. Fomos muito bem-recebidos pela cidade também. Agradeço em nome do elenco, da direção e da produção por estarem proporcionando isso para a gente”, declarou a atriz.

TURMAS
O teatro recebeu turmas de diversas escolas municipais de Guarapuava. Pietra de Oliveira, de 8 anos, aluna da Escola Municipal Professora Elcídia de Santa Maria Pereira, expressa a sua alegria em ter assistido ao espetáculo. “Eu achei muito legal. Ficou muito criativo. E isso é muito bom para as crianças aprenderem mais. Minha parte favorita foi a do final”, disse.

A professora de Pietra, Lucélia Aparecida Maia, reitera a importância da ação. “Acho muito bom as crianças terem este hábito de frequentar o teatro, pois faz parte da cultura. Geralmente eles não têm muito acesso a estes espaços. Po isso, esta iniciativa de trazê-los para cá é muito importante. A peça é muito boa e empolgante”, ressaltou.

A professora Maristela Massuicha, da Escola Municipal Pedro Itararé, compartilhou que os alunos irão trabalhar os aprendizados adquiridos com a peça em sala de aula. “Eles vão produzir agora, por meio da atividade em sala. Eles saíram da sala de aula e vieram num ambiente agradável, fazendo com que isso criasse mais uma oportunidade para a imaginação deles, que é algo fundamental para a produção da criança. O poema vai ser trabalhado agora em sala, e vamos dar continuidade nisso”, grifou.

Jorge Fonseca, de 6 anos e aluno da instituição, também relatou grande contentamento com a apresentação. “Gostei bastante. Eu me diverti muito. Minha parte favorita foi a da caça ao tesouro. Os atores são muito engraçados”, afirmou.

SERVIÇO
O espetáculo realizará mais duas sessões no Teatro Municipal Marina Karam Primak nesta quarta-feira (6), sendo a primeira às 9h e a segunda às 14h.