Clube de leitura Leia Mulheres Guarapuava discute livro ‘Tudo é Rio’ neste sábado (27)

Após breve pausa, o clube retorna às atividades neste sábado (27) a partir das 17h na loja de discos e livros Gato Preto

Após breve pausa, o clube de leitura Leia Mulheres Guarapuava retorna às atividades neste sábado (27). O encontro será na loja de discos e livros Gato Preto a partir das 17h com a discussão do livro “Tudo é Rio”, da escritora mineira Carla Madeira.

Conforme uma das idealizadoras, que também é mediadora do grupo, a professora e livreira Enilda Pacheco, qualquer pessoa (adulta) que tiver interesse pela leitura pode participar. “É recomendável que o livro seja lido, claro, para poder acompanhar as discussões. Mas se a pessoa não leu e quer conhecer o clube, pode participar”.

Os encontros são sempre no último sábado do mês e não possuem custo de adesão. Ao longo do ano serão discutidas obras de crônicas, ensaios e poemas. Bem como, de autoria indígena, negra, LGBTQIAP+ que incluam diferentes gêneros e temáticas. A Gato Preto disponibiliza os livros escolhidos pelo clube para venda.

Para este primeiro encontro, a publicação selecionada se deve ao fato do livro estar entre os mais lidos de 2023, segundo dados das pesquisas entre livreiros e editoras. O romance “Tudo é Rio” narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.

“Além de estar no topo do ranking de livros mais lidos, esse romance apresenta qualidades literárias inegáveis, o que é sempre um critério para a nossa escolha. E ainda outro fator é que a autora aborda temas duros, difíceis e até controversos, que rendem importantes e diferentes discussões”, diz a livreira.

A mediação do encontro fica por conta da professora mestre em Comunicação e Semiótica Enilda Pacheco e também da pós-doutora em letras Níncia Teixeira, também idealizadora do clube.

Arte de divulgação do evento

LEIA MULHERES GUARAPUAVA
Depois de conhecer e participar do Leia Mulheres em Curitiba, Enilda pensou “por que não trazer o grupo e fazer ‘acontecer’ em Guarapuava?”. Foi então que ela conversou com a professora Níncia que topou participar das mediações com ela.

O Leia Mulheres é um clube inspirado no projeto #readwomen2014 de Joanna Walsh. Em 2015 ocorreu o primeiro em São Paulo. Nesses quase nove anos de existência, o clube se espalhou pelo Brasil e pelo exterior, com reuniões mensais para discutir livros escritos por mulheres.

Segundo Enilda, a leitura é uma prática solitária e individual. Mas ao ser compartilhada em um espaço coletivo, como um clube de leitura, a experiência se amplia e se transforma em algo mais profundo. Isso por conta dos diferentes pontos de vista que podem ser levantados.

“Um clube de leitura, além de ser um espaço organizado para a livre discussão, é mediado, ou seja, tem uma condução, para que as discussões não percam o foco. Isso faz com que as trocas de impressões se tornem bastante produtivas”.

Desse modo, ela convida todas as pessoas que se interessam por leitura, principalmente de literatura e áreas como sociologia, filosofia, educação, história e artes a conhecerem o clube e para trocarem impressões com os participantes.

COMO PARTICIPAR
A divulgação dos encontros é feita pelo perfil do Instagram da Gato Preto (@gatopreto_discoselivros) e também pelas mediadoras. Entre em contato por algum deles e faça parte do grupo de WhatsApp do grupo. Lá também são divulgadas informações sobre os livros e algumas curiosidades sobre as escritoras.

A Gato Preto – Discos & Livros fica na rua Azevedo Portugal, 1.362, Centro, próximo da “Praça da Prefeitura”, em Guarapuava.