Circuito underground retoma atividades em Guarapuava com Affliction Fest 5, neste domingo (9)

Após um hiato, o Affliction Fest retorna ao cenário underground de Guarapuava neste domingo (9), a partir de 15h, no Spazio Club do bairro Santa Cruz. O line-up é formado por Enlasver (Maringá-PR), Ultra Violent, Dani Krauz e Os Cavaleiros do Caos, The Wolfs (Metallica Tribute) e a novíssima Morllock

Com um line-up peso pesado, o tradicional Affliction Fest volta ao circuito underground em Guarapuava, que é conhecida como a capital do rock no interior do Paraná.

Depois de um hiato, incluindo as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a quinta edição do Affliction será realizada já neste domingo (9 out 2022), no Spazio Club, localizado no bairro Santa Cruz da “terra do lobo bravo”.

O evento retorna pelas mãos do músico e promoter Júnior Batista. Segundo ele, é o primeiro festival que ele organiza após o pico da pandemia. “Vai ser feito o Affliction porque a galera queria muito”, diz, em entrevista ao CORREIO, destacando que havia uma demanda reprimida do público roqueiro de Guarapuava por atrações alternativas.

Mas Júnior esbarrava na falta de espaço adequado para esse tipo de formato na cidade. O principal empecilho era o alto custo financeiro. “Eu só não fiz antes o festival porque não tinha lugar”.

Até que ele encontrou o Spazio Club, meio que por acaso. Durante um show de pagode (isso mesmo) com o conjunto de seu filho (Na Passada), o promoter conheceu essa casa noturna. “É esse o lugar”, recorda Júnior, elogiando a estrutura de sonorização e o ambiente. Aliás, segundo ele, casa com clima perfeito para um evento underground, ou seja, que envolve bandas e artistas com pegada de metal extremo.

Nesse mesmo dia da tal atração pagodeira, o promoter conheceu o dono do Spazio Club e tratou de fechar uma parceria. E também passou a planejar um evento de rock para o local, com a ideia de trazer um convidado de Maringá, o Enlasver. Pelas contas, era possível arcar com os custos e pagar os cachês de todas as bandas.

Assim, nascia a nova edição do Affliction, retornando ao cenário underground, após pausa. Em 2022, tem o seguinte line-up: Enlasver, thrash metal de Maringá com experiência de ter tocado outras vezes em Guarapuava; a consagrada Ultra Violent; Dani Krauz e Os Cavaleiros do Caos, famosa pelo estilo único; The Wolfs, em versão Metallica Tribute; e Morllock, uma banda nova de thrash metal de Guarapuava, à moda antiga (“old school”).

Por exemplo, o organizador explica que escolheu o Ultra Violent porque a galera gosta do trio liderado por Guilherme Rocha e a banda guarapuavana está em processo de finalização de seu primeiro disco. Já o projeto da Dani Krauz é considerado por Júnior como um dos melhores do município. “Eu ‘piro’ em todas as músicas dela, é muito bem tocado”, diz o promoter, destacando também os músicos que a acompanham.

Diretamente de Maringá, Enslaver é a banda convidada do festival em Guarapuava (Foto: Arquivo/Enslaver)

PÚBLICO
A expectativa de público calculada pelo organizador é de 300 pessoas, o que é bastante quando se fala em eventos alternativos, ou seja, de público de nicho. “A repercussão está sendo boa”, avalia.

E a ideia é começar o evento à tarde para finalizar os trabalhos mais cedo (por volta de 22h), pois muita gente tem seus compromissos na segunda-feira. “Estou pensando em fazer de 30 a 40 minutos por banda”, diz Júnior, explicando que as atrações vão dividir o mesmo palco, seguindo uma ordem de apresentação.

O debute deve ficar por conta do Morllock, por se tratar de uma banda nova em folha no cenário guarapuavano. Depois, seguem as demais atrações até fechar com o convidado Enlasver.

FUTURO
Júnior Batista revela que o Affliction Fest 5 também servirá de termômetro para futuras atrações em Guarapuava. Ou seja, o sucesso do festival de domingo pode resultar na organização de shows nacionais na cidade, dentro do universo underground.

“Ali [Spazio Club] cabe qualquer banda nacional de underground. Cabe um Krisiun, cabe um Korzus, cabe um Dorsal, cabe um Ratos de Porão”, explicando que tem contatos para realizar esse tipo de show. “Trazer umas bandas de peso no cenário nacional”, diz o promoter guarapuavano, destacando que tudo isso depende da demanda de público.

Inclusive, seria possível fazer esse evento ainda em 2022.

Cartaz de divulgação do Affliction (Foto: Reprodução)

APOIO
O evento tem apoio do Armazém do Rock (tradicional loja de artigos de rock de Guarapuava), Spazio Club, Dug Store (loja no distrito da Palmeirinha) e jornal Correio do Cidadão.

SERVIÇO
A 5ª edição do Affliction Fest será neste domingo (9), a partir de 15h, no Spazio Club (rua Comendador Norberto, 999, Santa Cruz), em Guarapuava. Ingressos antecipados a R$ 20 no Armazém do Rock (rua XV de Novembro, 7.840, Centro). Na hora do show, bilheteria da casa, será outro preço.

Para mais informações, acesse o perfil de Júnior Batista nas redes sociais (www.facebook.com/sandoval.batista.92) ou a página do evento (link: https://bit.ly/3SIzWc0); e tel. (42) 98406-2174.

Deixe um comentário