Bateristas protagonizam inédita edição noturna do Baterasso em Guarapuava

Por conta da chuva e do frio de domingo (10), o evento foi transferido para esta segunda-feira (11), no Parque do Lago. O público lotou as arquibancadas e o entorno para acompanhar uma multidão de bateristas tocando ao mesmo tempo grandes sucessos do pop/rock nacional e internacional

Pela primeira vez, o projeto Baterasso realizou uma edição noturna em Guarapuava. O feito ocorreu na noite desta segunda-feira (11), no Parque do Lago, com céu claro e temperatura agradável. A entrada foi gratuita e, nas arquibancadas, era possível contribuir com 1 kg de alimento.

Cenário bem diferente do mau tempo, frio e chuvas de domingo (10), quando era para ter ocorrido o evento. Mas a organização achou melhor (e acertou) transferir o Baterasso para esta segunda, quando uma multidão de bateristas tomou conta de uma grande extensão até desembocar no palco.

Afinal, a estrela dos shows era o batuque da bateria. O baterista costuma ficar sempre no fundo das apresentações, formando a cozinha com o baixista. Mas, na chamada Capital da Cevada e do Malte, já são seis edições de um evento, que faz parte do calendário da cidade, em que esses instrumentistas ganham o primeiro plano.

Tal projeto foi trazido para Guarapuava por figuras como os músicos Jeffersom Paulo, o Pelé, Glaucio Kaminski e Alessando Küster. Todos bateristas, que participaram tocando da edição 2023 do Baterasso.

Inclusive, Alessandro formou a linha mestra dos “baqueteiros”, ao lado de mais dois profissionais do metiê no palco principal do espetáculo. O trio deu o tom para o restante dos bateristas seguirem os comandos e ninguém atravessar o ritmo. Uma das marcas do evento é a diversidade e inclusão: homens, mulheres, crianças, adolescentes, aprendizes, experts, pessoas mais maduras etc.

Embaixo, ainda havia maestros coordenando as centenas de participantes, verdadeiro mar de tapetes, tons, bumbos, surdos, caixas, mãos, pratos, braços, pernas, baquetas, corações e mentes. Um desses regentes era Leandro Küster, conhecido baterista, professor, empresário e promotor cultural.

Marca do evento é a diversidade e inclusão, com presença de crianças entre os bateristas (Foto: Cristiano Martinez)

PALCO
Lá no palco, a banda do Baterasso ficou atrás da linha de frente do trio de bateristas. Tudo isso para mostrar que a bateria estava em evidência, claro. Um verdadeiro super grupo de instrumentistas e cantores e cantoras, com participações especiais, caso do cantor/compositor guarapuavano Roberto Küster, que já brilhou no programa de TV “The Voice Brasil”.

Ao longo de duas horas de espetáculo, o time de músicos tocou grandes sucessos do pop/rock nacional e internacional, com destaque para uma homenagem a Rita Lee, a Padroeira da Liberdade, e hits em profusão: Tina Turner, Queen, Metallica, AC/DC… dificilmente alguém passou batido.

Pelé, que fez também o papel de mestre de cerimônias, sugeriu aos pais na plateia para investirem nos filhos, presenteando com instrumentos musicais e possibilitando o aprendizado musical. Não faltam grandes escolas em Gorpa City.

2024
Na despedida, ele anunciou que o Baterasso de 2024 terá um show nacional. Mas não revelou qual será.

Assim, que venha a próxima edição, seja ela noturna ou diurna.

PATROCÍNIO
Entre os patrocinadores, destaque para o Projeto Marina Karam Primak e a Ictus – Produtos para Saúde.

E apoio da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, Angel Som e London Pub.