Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente apoia e promove ações no mês do aleitamento materno

Para o bebê, o leite materno fornece todos os nutrientes necessários para seu crescimento, além de fortalecer seu sistema imunológico, protegendo-o contra doenças respiratórias e gastrointestinais. Também, previne o desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta, além de promove o desenvolvimento cognitivo da criança

Desde 2017, o mês de agosto é de dedicado ao incentivo ao aleitamento materno. Todos os anos, diversas entidades de todo o país realizam ações de conscientização sobre o tema.

O Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente, que recentemente comemorou 10 anos de existência, é uma das entidades que apoia e promove ações durante o mês de agosto.

Segundo Roberta Rossa, enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano, “o leite humano é o melhor alimento a ser oferecido para os bebês. Além de ser um alimento completo nutricionalmente, ele possui fatores imunológicos, que promovem a proteção contra diversas doenças”.

BENEFÍCIOS
Para o bebê, o leite materno fornece todos os nutrientes necessários para seu crescimento, além de fortalecer seu sistema imunológico, protegendo-o contra doenças respiratórias e gastrointestinais. Também, previne o desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta, além de promove o desenvolvimento cognitivo da criança.

Ademais, para a mãe, a amamentação colabora com a recuperação pós-parto. Isso porque estimula a liberação do hormônio ocitocina, que ajuda o útero a retornar ao seu tamanho normal mais rapidamente. Auxilia também na perda de peso e reduz o risco de doenças como câncer de mama e de ovário. Está associada também a diminuição do risco de osteoporose e doenças cardiovasculares.

Por fim, fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê. Pois o contato, o olhar e a interação promovem a liberação de hormônios como ocitocina e prolactina, que propicia o bem-estar da mãe.

CAMPANHA
Este ano o tema da campanha Agosto Dourado vem em apoio a mulher trabalhadora que amamenta “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Preconiza-se que a amamentação exclusiva ocorra até o sexto mês de vida do bebê, entretanto, muitas mulheres precisam voltar a trabalhar antes desse período. Deste modo, a campanha visa ajudar essas mulheres.

A enfermeira Roberta destaca que “o banco de leite tem papel importante nessa causa, uma vez que pode contribuir com orientações e ajuda para essa mãe que volta ao trabalho e tem o desejo de continuar amamentando”.

BANCO DE LEITE
O BLH do Hospital São Vicente funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em média, são coletados 75 litros de leite ao mês, de cerca de 50 doadoras/mês.

Contudo, durante o período de inverno, o número de doações diminui ponto. Por isso, a participação de cada mulher é fundamental para que os bebês que mais precisam sejam alimentados com leite materno.

Para ser uma doadora, entre em contato com o Banco de Leite pelo telefone (42) 3035-8374 ou WhatsApp (42) 9 9964-1202.

Deixe um comentário