Artistas de Guarapuava participam do curso de elaboração de projetos culturais com foco na Lei Paulo Gustavo
Lei Paulo Gustavo viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil
A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta quinta-feira (19), o primeiro dia do curso de capacitação de Elaboração de Projetos Culturais com foco na Lei Paulo Gustavo.
“O objetivo do curso é auxiliar os nossos artistas da cidade a elaborarem seus projetos de forma adequada. Nosso edital abriu hoje, e durante o curso os alunos já poderão acompanhar e tirar as dúvidas que têm quanto à elaboração dos projetos e inscrição dos mesmos”, comenta a secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak.
A Lei Paulo Gustavo viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. O nome da lei presta homenagem ao ator falecido em decorrência da Covid-19. E neste ano, contemplará o município de Guarapuava com mais de 1,5 milhão de reais para a criação de editais de fomento da cultura na cidade.
Por meio do curso de capacitação, que tem duração de dois dias, os participantes têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre o edital, compreenderem formas de elaboração de portfólio artístico cultural e elaboração de projetos culturais.
“Esse curso possibilita que os artistas de Guarapuava compreendam como são feitas as inscrições, como funcionam. É um espaço para que tirem dúvidas e que aprendam a como se inscrever nos editais, para que possam receber esses recursos que são disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo”, relata a ministrante do curso, Grazi Calazans.
No primeiro dia, os participantes puderam compreender as normas dos editais, formas de inscrever-se, elaboração de portfólio, regulamentações necessárias, e ainda, para que e quais valores são destilados em cada área artística.
“O curso foi bem esclarecedor para compreender como vamos receber a lei no município. É algo que veio para esclarecer, ensinar a ler o edital, quais documentações são necessárias e as formas corretas de elaborar um portfólio. Algo fundamental não só para a Lei Paulo Gustavo, mas para outras leis de incentivo à cultura”, relata o professor, ator e diretor de teatro, Luan Sales.
Aos artistas que não puderam participar do curso, a Secretaria de Cultura estará disponível nos próximos dez dias para tirar dúvidas sobre os editais.
“É uma grande oportunidade, primeira e única na nossa cidade, que os artistas devem aproveitar”, finaliza Rita.