5 livros de ficção para ler no Carnaval e entender os tempos modernos
Aproveite o feriado de Carnaval para entender um pouco mais sobre os tempos modernos com a leitura dos livros de ficção abaixo, todos publicados pela Tordesilhas Livros
O mundo moderno está em constante transformação e para acompanhá-lo precisamos nos atualizar sobre os mais diferentes assuntos diariamente. Além disso, várias questões que antes eram negligenciadas, hoje ganham voz e protagonismo.
Pensando nisso, aproveite o feriado de Carnaval para entender um pouco mais sobre os tempos modernos com a leitura dos livros de ficção abaixo, todos publicados pela Tordesilhas Livros:
Um romance sobre três pessoas – trans e cis – cujas vidas colidem quando uma gravidez inesperada as força a confrontar seus desejos mais profundos sobre gênero e parentalidade. Desconstrução, questionamentos, tabus são algumas das temáticas abordadas pela autora Torrey Peters, primeira mulher trans indicada ao prêmio Women’s Prize for Fiction.
Ambientado na Guerra civil da Somália que eclodiu após a derrocada de uma ditadura militar, este romance conta a história de 3 mulheres que nunca se viram, até que, devido a acontecimentos trágicos, os seus destinos se cruzam e, a partir de então, a vida de cada uma toma novos rumos. Além de contar a história de uma guerra que chocou o mundo, Nadifa Mohamed desvenda a alma e a cultura do povo somali.
A obra acompanha a história de uma mulher negra que, aparentemente, tem uma vida bem-sucedida nos âmbitos pessoal e profissional. No entanto, enquanto se apronta para ir à uma festa na casa da família de seu namorado (que é branco), ela reflete sobre sua vida e seu lugar no mundo. Neste livro, Natasha Brown escancara as microagressões diárias vividas por mulheres negras e contribui para o debate sobre temas como racismo, sexismo e classe na atualidade.
Nesta fábula escrita em 1945, George Orwell mais uma vez usa seu talento para criticar a época em que viveu – enquanto nos faz observar o que há de mais sombrio em nosso próprio tempo. Porcos, galinhas, cachorros, cavalos e outros animais da Fazenda Palacete do Sr. Jones tomam consciência da miséria em que vivem e dos maus-tratos sofridos e resolvem travar uma luta contra o Homem, considerado o seu maior inimigo, para enfim serem livres.
Um romance biográfico, que combina pesquisa e verdade histórica com elementos ficcionais, explora a vida da filósofa desde o final da adolescência até meados da vida adulta e o seu relacionamento com o filósofo e escritor Jean Paul Sartre, considerado polêmico, já que durante anos eles mantiveram uma relação aberta e nunca se casaram. Nesta obra, Caroline Bernard nos apresenta à história e personalidade de uma das maiores influências feministas do século XX.