42ª Semana Literária do Sesc tem oficinas, bate-papos, contação de histórias e lançamentos em Guarapuava; atração principal é Veronica Stigger

Evento ocorrerá de 4 a 8 de outubro em 27 cidades do Estado, somando 250 horas de programação em torno do tema “Ler para mudar histórias”. Tudo com entrada gratuita

Com a premiada escritora Veronica Stigger como atração principal, a unidade Sesc de Guarapuava (rua Comendador Norberto, 121, Centro) tem programação concorrida para a 42ª Semana Literária do Sesc: oficinas, bate-papos, contação de histórias, lançamento de livros.

O evento ocorrerá de 4 a 8 de outubro em 27 cidades do Estado, somando 250 horas de programação em torno do tema “Ler para mudar histórias”. Tudo com entrada gratuita.

No caso de Guarapuava, Stigger estará na maior cidade do terceiro planalto paranaense no dia 6 de outubro (sexta-feira), em duas atividades. Primeiro, ministrando a oficina “Construção, desconstrução”, às 17h, no Salão Social, para público acima de 15 anos. Necessita agendamento, pelo tel. (42) 3308-2688.

Tal oficina propõe que produzir ficção é, em certa medida, um exercício de imaginação. E há várias maneiras de colocar a imaginação em funcionamento; uma delas é exercitando as possíveis variações que um texto pode comportar.

Depois, Stigger participará, nesse mesmo dia 6, do bate-papo “Ler para mudar histórias”, a partir de 19h30, também no Salão Social. A autora reflete sobre sua produção literária, influências e como a leitura e a literatura podem ser instrumentos de transformação social.

Veronica Stigger é escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Entre seus doze livros de ficção publicados, estão “Opisanie świata” (2013), “Sul” (2016) e “Sombrio ermo turvo” (2019). Com “Opisanie świata”, seu primeiro romance, recebeu os prêmios Machado de Assis, São Paulo (autor estreante) e Açorianos (narrativa longa). Com “Sul”, angariou o Prêmio Jabuti. “Sombrio ermo turvo”, por sua vez, foi finalista dos prêmios Jabuti, Oceanos, Minuano e AGEs.

Alguns de seus contos foram traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês, o sueco, o inglês, o italiano, o alemão e o indonésio. E os livros “Opisanie świata” (México: Antílope; Buenos Aires: Sigilo), “Sul” (Buenos Aires: Grumo) e “Massamorda” (Revoltijo, Córdoba: La Sofia Cartonera) foram traduzidos para o espanhol.

Arte: Divulgação/Sesc

COLETÂNEA
Outro destaque é o lançamento da 8ª Edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis e bate-papo com escritores locais, dia 4 de outubro (quarta-feira), às 19h30, no Salão Social do Sesc Guarapuava.

Nestes oito anos, o município de Guarapuava esteve presente na Coletânea com textos de seis escritores e escritoras que levaram magia, poesia e alegria com seus contos para crianças de todo o estado.

Neste encontro, os escritores Bernadete Mariani, Patrícia Siqueira Silva, Áurea Domingues da Luz, Willian Bruno Correa, Carlos Henrique Favero e Maria Magdalena Nerone estarão no Sesc Guarapuava batendo um papo com o público.

A Coletânea Sesc de Contos Infantis é um projeto do Sesc Paraná que tem como objetivo celebrar a cultura e a arte do Paraná. A antologia, destinada especialmente ao público infantil, reúne 10 contos inéditos que representam os diferentes aspectos das nossas tradições culturais. Em sete edições, a Coletânea Sesc já selecionou, via Edital, 70 textos inéditos de autores e autoras nascidos ou radicados no Paraná.

Em 2023, o Sesc Paraná lança a 8ª Edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis, com curadoria assinada pelo escritor Anderson Novello e ilustrações do artista Eric Spunholz.

ESCRITORA
A escritora Ana Rapha Nunes ministrará a oficina literária “Para fazer amar a leitura: o texto literário infantil em sala de aula”, no dia 4 de outubro (quarta-feira), a partir de 9h, no Salão Social. Agendamento pelo tel. (42) 3308-2688.

Voltada ao público docente, os participantes irão desvelar os caminhos de um texto infantil, observando os seus impactos na formação do leitor. O encontro propõe experimentar leituras e pensar possibilidades de ação para encantar crianças e adultos para o vasto universo da Literatura para as infâncias.

Mais tarde desse mesmo dia, às 14h, Nunes no bate-papo “Para fazer amar a leitura: leitor, escritor e ficção”.

A autora publicou seu primeiro livro em fins de 2015. Pouco tempo depois, passou a se dedicar exclusivamente à literatura e ao universo da formação do leitor. Em sete anos de caminhada literária, já realizou palestras para mais de 150 escolas, públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil, seja de forma presencial ou virtual; assim como para faculdades, prefeituras, Sesc e outras instituições da sociedade civil.

LIVRARIA
Completando sete anos de atividade em Guarapuava, a Gato Preto – Discos e Livros participará da Semana Literária do Sesc, comercializando seu acervo, que é marcado pela diversidade, originalidade e obras do momento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Sesc Guarapuava -Rua Comendador Norberto, 121 – Centro

04/10 (qua.), 09h
Oficina: “Para fazer amar a leitura: o texto literário infantil em sala de aula” – com a escritora Ana Rapha Nunes
Público: Acima de 15 anos
Local: Salão Social
Necessita agendamento – (42) 3308-2688

04/10 (qua.), 14h00
Bate-papo: “Para fazer amar a leitura: leitor, escritor e ficção” – com a escritora Ana Rapha Nunes
Público: adulto
Local: Salão Social
Necessita agendamento – (42) 3308-2688

04/10 (qua.), 19h30
Lançamento da 8ª Edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis e Bate papo com escritores locais
Público: livre
Local: Salão Social

05/10 (qui.), 10h, 14h
Contação de histórias: Contos Sonoros – Michelle Borgo
Público: a partir de 07 anos
Local: Salão Social
Necessita agendamento – (42) 3308-2688

05/10 (qui.), 19h30
Apresentação Teatral: “As Peripécias da Ama e Baltazar”– Cia Sonora
Público: Livre
Local: Salão Social
Necessita agendamento – (42) 3308-2688

06/10 (sex.), 10h00, 14h
Contação de histórias: Contos Sonoros – Michelle Borgo
Público: a partir de 07 anos
Local: Salão Social
Necessita agendamento – (42) 3308-2688

06/10 (sex) 17h
Oficina: Construção, desconstrução – com a escritora Verônica Stigger
Público: Acima de 15 anos
Local: Salão Social
Necessita agendamento – (42) 3308-2688

06/10 (sex.), 19h30
Bate-papo: Ler para mudar histórias – com a escritora Verônica Stigger
Público: adulto
Local: Salão Social

07/10 (sáb.), 15h
Apresentação Teatral: “As Peripécias da Ama e Baltazar”– Cia Sonora
Público: Livre
Local: Salão Social
Necessita agendamento – (42) 3308-2688

Deixe um comentário