2º Festival de Dança Gaúcha Pala Velho revela talentos e celebra a cultura em Guarapuava

O evento que visa celebrar e promover a cultura gaúcha por meio da dança, contou com a participação de 50 casais

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou o 2° Festival de Dança Gaúcha Pala Velho, na terça-feira (30).

O atração ocorreu no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, com o intuito de celebrar e promover a cultura gaúcha por meio da dança, proporcionando um espaço de expressão artística e integração entre pessoas de todas as idades.

“Mais uma vez, Guarapuava homenageia uma cultura extremamente importante e viva em nossa região. Assim como em sua primeira edição, o sucesso deste festival é a prova de que nossos esforços em promover ambientes artísticos e culturais no Município estão gerando grandes resultados, garantindo experiências mais acessíveis para toda nossa população”, salientou o prefeito Celso Góes.

“Como é bonito ver este salão cheio de pessoas comprometidas em levar a cultura gaúcha para frente. Guarapuava é referência nisso, é a capital gaúcha do Paraná, e sabemos que esse potencial pode chegar ainda mais longe. É por isso que a Secretaria de Cultura trabalha, desde a sua criação, todas as manifestações culturais possíveis. Sabemos que muitos que estão dançando aqui hoje, já estão dançando há décadas, e é muito importante que a Secretaria ofereça este apoio, para que momentos como este sejam pensados”, destacou o secretário de Cultura, Cristhian Lucas.

“Estou muito feliz de ver o tanto de competidores que estão nesta casa. Com o festival, nós queremos ser referência em dança gaúcha no Estado. Em um futuro não tão distante, poderemos falar que Guarapuava tem o maior festival de dança gaúcha. Com a união de todos os grupos de danças e competidores, nós estamos construindo hoje o segundo festival com maior número de público”, ressaltou o diretor do evento, Cleiton Marques.

O concurso contemplou as seguintes categorias: Mirim (até 13 anos), Juvenil (13 a 17 anos), Livre (18 acima), Sênior (acima dos 45 anos) e Iniciantes (todas as idades). Todos os concorrentes receberam um certificado de participação.

Foto: Secom

A comissão julgadora foi composta por especialistas com conhecimento sólido nas danças gaúchas. As juradas são integrantes do Grupo de Dança Chão Nativo, da cidade de Itapema, em Santa Catarina.

Luiz Valdir Ferreira e Maria Cleri Marques, casal vencedor da primeira colocação na categoria Sênior, são coordenadores do Grupo Raízes Nativa, e dançam desde 1991. “É a primeira vez que participamos do concurso, e é uma satisfação enorme não somente estar em primeiro lugar, mas como também participar com os demais. É muito bom”, relatou Luiz, de 56 anos. “Para mim foi muito bom estar em primeiro lugar, agradeço a todos”, acrescentou Maria, de 60 anos.

“É a primeira vez que concorri no concurso, e já tirei o primeiro lugar. Fico muito feliz porque é uma experiência muito boa”, compartilhou Leandro da Silva Almeida, de 14 anos, vencedor da categoria Juvenil. “Para mim é muito importante porque é o primeiro concurso que participei, e isto é muito significativo para minha história de tantos anos na dança. Lutei para chegar aqui e sou muito grata por isso”, declarou a vencedora da categoria Juvenil e parceira de dança de Leandro, Flávia Coutinho Vieira, de 15 anos.

BAILE
Após o anúncio dos resultados do concurso, houve um baile gaúcho. Com a animação do Grupo Pampa Gaúcho, todos os presentes puderam participar e se divertir no espaço de dança.