1º Festival da Cevada e do Malte movimenta mais de 60 mil pessoas, em Guarapuava

Quem esteve em Guarapuava nos últimos dias certamente ouviu falar do 1º Festival da Cevada e do Malte. Em seus quatro dias, o evento inédito organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos levou mais de 60 mil pessoas ao Parque de Exposições Lacerda Werneck.

A movimentação foi tão grande que no primeiro dia toda a reserva das cervejarias foi esgotada, mesmo com o empecilho da chuva. Nos dias seguintes, a mobilização se intensificou ainda mais em razão do bom tempo e das diversas atrações, como os shows das duplas Pedro Paulo & Alex e Us Agroboy.

“Esse festival foi um marco para a nossa cidade. Ele não apenas atraiu uma multidão, mas também trouxe reconhecimento para a nossa cultura cervejeira e local. O sucesso do evento é um reflexo do trabalho duro de muitas pessoas que fizeram isso se tornar realidade. Este é um passo importante para fortalecer nossa identidade como uma cidade onde a cerveja e o malte são celebrados. Pode ter certeza de que a próxima edição será ainda maior”, destacou o prefeito Celso Góes.

Katriane Mila, secretária de Turismo e Eventos do Município, também ressaltou o papel da festa na consolidação de Guarapuava como polo do setor cervejeiro. “O festival atrai um público diversificado em busca de experiências culturais, gastronômicas e de entretenimento. A consolidação de Guarapuava como o maior polo cervejeiro do Brasil também significa mais oportunidades de negócios para cervejarias locais, além de fomentar o crescimento do setor de turismo e eventos na cidade”.

DOMINGO
Neste domingo (5), o 1º Festival da Cevada e do Malte terminou. Foram quatro dias de festas, com shows nacionais, diversas atrações locais e regionais, parque de diversão, artesanato, comida e muita cerveja. No último dia de festa, a animação do Palco Cevada ficou por conta de Jeff e Giba, Pedro e Mateus e Marina Taques. Os guarapuavanos também puderam acompanhar a gravação do DVD “Viva Elvis”, uma performance do músico local Alex Ferrera.

José Roberto Machado, que assistiu ao show de Alex Ferrera com sua filha Luísa, acompanhou três dos quatro dias de festa. Ele disse que voltará na próxima edição. “Foi uma experiência muito bacana. Tanto o show hoje quanto as outras atrações O evento é ótimo para o município. Uma conquista, de certa forma. E é ótimo para nós, que podemos aproveitar com a família. A tendência é crescer cada vez mais a cada edição”, relatou. Luísa acrescentou: “eu também gostei muito”.

CERVEJARIAS
As onze cervejarias presentes no evento fizeram sucesso com seus produtos. Foram aproximadamente 20 mil litros de chopp vendidos. Para Valdete Soares, de 41 anos, foi a oportunidade de conhecer sabores até então nunca experimentados. “Guarapuava, realmente, tem muita cerveja boa, variada. Eu pude tomar algumas cervejas que nunca tinha visto, e todas muito boas”, relatou.

Com o fim do festival, guarapuavanos e turistas possuem uma nova data anual para esperar com ansiedade.