1° Festival Canta Gaúcho de Guarapuava foi realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura
O 1° Festival Canta Gaúcho aconteceu no último sábado (23), no Parque de Rodeios do CTG Fogo de Chão. O evento foi realizado pelo CTG Fogo de Chão, com apoio da Secretaria de Cultura de Guarapuava, contando com premiação em dinheiro. Foram reunidos artistas da música gaúcha do município e de toda a região.
Antes da abertura oficial do evento, foram prestadas homenagens ao falecido Vico Machado, tradicionalista de Guarapuava. Um pequeno museu foi montado no palco, expondo suas memórias.
O patrão do CTG Chaleira Preta Fábio Fonseca fez o primeiro discurso oficial para o início do evento. “Meu agradecimento especial ao patrão Julio do CTG Fogo de Chão, que abriu as portas da sua casa e nos permitiu realizar este grande evento. Tem um verso do Jocinei, que é sobrinho do Vico, que diz: ‘cidade de Guarapuava, cidade hospitaleira. Cidade para o querido celeiro da tradição, do grande CTG Chaleira Preta e do grande CTG Fogo de Chão.’ Muito obrigado a todos os presentes”, enfatizou.
Também esteve presente a secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak, que destacou a importância de incentivo a arte e a cultura em Guarapuava.
“É uma alegria, uma honra muito grande fazer parte deste grande movimento tradicionalista em Guarapuava. E mais do que isso, a surpresa quando a gente chega neste espaço e vê uma estrutura gigantesca montada pelos dois CTGs, Chaleira Preta e Fogo de Chão. É nossa intenção manter acesa a chama da tradição em Guarapuava. É cultura, e isso faz parte do nosso trabalho”, comentou ela
As inscrições atingiram o número máximo de vagas disponíveis, entre artistas de diversas idades. A mesa dos jurados foi composta por 3 artistas: Alcione Lesewenka, produtor musical, compositor e parte do grupo “Pampa Gaúcho”; Junior Mores, integrante do grupo musical “Os Caciques”; e Jaqueline Novis diretora de música do departamento artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG do Paraná), fonoaudióloga, reparadora vocal, pós-graduada em técnica vocal e 1ª Prenda de Diretora Jovem da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha.

PREMIAÇÃO
Os 10 primeiros colocados receberam o Troféu Vico Machado. Além disso, os 5 primeiros receberam também prêmio em dinheiro, de R$ 100 a R$ 500.
Confira os premiados da noite:
1° – Valmir, José e Nair
2° – Hellen Cruz
3° – Elias
4° – Pinduca Filho
5° – Jean Pereira
6° – Adão Ribeiro
7° – Tche Bagual
8° – Zé Paulo
9° – Bruno Rocha
10° – Bruno Alves