UTFPR é a instituição com mais cursos com nota máxima no Enade

No campus Guarapuava dessa instituição tecnológica, o destaque fica para dois cursos: Engenharia Mecânica, em sua segunda participação, manteve o conceito 4, enquanto o curso de Engenharia Civil obteve conceito máximo (5) em sua primeira participação no exame

Não é apenas a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) que se destacou no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também figura entre as melhores.

Segundo informações divulgadas à imprensa, a UTFPR obteve conceito máximo em onze cursos de graduação no Enade mais recente. Além disso, 25 cursos foram avaliados com a segunda maior nota (4). Esses dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta semana.

No campus Guarapuava dessa instituição tecnológica, o destaque fica para dois cursos: Engenharia Mecânica, em sua segunda participação, manteve o conceito 4, enquanto o curso de Engenharia Civil obteve conceito máximo (5) em sua primeira participação no exame. “São dois resultados de excelência que refletem o trabalho dos servidores e empenho dos alunos do campus”, diz a universidade em suas redes sociais.

Entre as instituições com conceito 5, a UTFPR e a UFPR lideram o ranking paranaense, com 11 cursos, seguidas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM), com cinco cursos. No estado, 49 cursos atingiram a nota mais alta, sendo 10 de instituições privadas e 39 de instituições públicas.

O destaque da UTFPR fica por conta do curso de Engenharia da Computação (campus Curitiba), classificado na 4ª posição nacional, o melhor entre todas as universidades federais; atrás apenas dos cursos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Em todo país, foram avaliados 6.360 cursos de estabelecimentos privados e 2.008 do ensino público. O índice nacional aponta que, mesmo em menor número, as instituições públicas representam 81,4% dos cursos com notas máximas, enquanto as organizações privadas correspondem a 18,6%.

Em todo país, foram avaliados 6.360 cursos de estabelecimentos privados e 2.008 do ensino público (Foto: Assessoria/Cidade dos Lagos)

CURSOS
Confira os cursos de maior destaque da UTFPR:

Conceito 5
Arquitetura e Urbanismo – Curitiba

Engenharia da Computação – Curitiba

Engenharia Civil – Apucarana, Curitiba, Guarapuava, Pato Branco e Toledo

Engenharia Mecânica – Londrina

Engenharia de Alimentos – Francisco Beltrão

Engenharia Química – Londrina

Tecnologia em Radiologia – Curitiba

Conceito 4
Agronomia – Dois Vizinhos e Pato Branco

Educação Física – Curitiba

Engenharia Eletrônica – Curitiba

Engenharia da Computação – Pato Branco e Toledo

Engenharia Civil – Campo Mourão

Engenharia Elétrica – Pato Branco e Ponta Grossa

Engenharia Eletrônica – Ponta Grossa e Toledo

Engenharia de Controle e Automação – Cornélio Procópio e Curitiba

Engenharia Mecânica – Curitiba e Guarapuava

Engenharia de Alimentos – Medianeira

Engenharia Química – Apucarana e Francisco Beltrão

Engenharia de Produção – Londrina, Medianeira e Ponta Grossa

Engenharia Ambiental – Campo Mourão, Londrina e Medianeira

Tecnologia em Gestão Ambiental – Medianeira

ENTENDA
O exame é obrigatório para mensurar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos. A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O Enade atribui uma nota entre 1 e 5, sendo esta última considerada a mais alta e as abaixo de 3 tidas como insatisfatórias. Nesta edição, foram avaliados os cursos das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia, ciências agrárias, ciências da saúde e afins.

********Com informações de assessoria