Unicentro sedia encontro dos Escritórios Regionais de Engenharia das universidades

Até o momento, as sete universidades já entregaram 17 projetos, entre escolas, museus, centros de atendimento, arenas esportivas e barracões industriais, e outros 40 estão em andamento. Mais de 50 municípios estão contemplados na programação das entregas

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sediou nesta quinta-feira (8) o evento de integração dos Escritórios Regionais de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, conhecidos como Projetek, desenvolvidos nas universidades estaduais. A iniciativa, promovida pela Diretoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), visa fomentar a colaboração entre as instituições, proporcionando um espaço para troca de experiências e a construção de um plano de ação coletivo para fortalecer os projetos em andamento.

Criado pelo Governo do Estado, o Projetek surgiu como resposta à necessidade de impulsionar a inserção de projetos em Building Information Modeling (BIM), uma nova modelagem de projetos de construção. Em sua fase inicial, o Projetek foca em projetos de edificações, abrangendo desde obras novas até o levantamento do patrimônio já existente para adaptação à nova metodologia, uma vez que a transição para o BIM será obrigatório para a maioria das obras públicas.

Até o momento, as sete universidades já entregaram 17 projetos, entre escolas, museus, centros de atendimento, arenas esportivas e barracões industriais, e outros 40 estão em andamento. Mais de 50 municípios estão contemplados na programação das entregas. São 46 alunos bolsistas envolvidos, aplicando conhecimentos de arquitetura e engenharia em projetos concretos.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marco Aurélio Pelegrina, ressaltou a relevância do projeto na formação de mão de obra e seu impacto social nos municípios. “O Projetek é o maior projeto de formação de mão de obra em BIM do País. A maioria dos municípios não têm engenheiros e arquitetos no seu corpo técnico. Por isso, o fato da universidade prover esses projetos dinamiza a economia do município, porque a cidade é capaz de executar aquela obra gerando emprego e renda, além de dar um resultado para a população”, afirmou.

Pelegrina também mencionou a expansão planejada para os projetos fornecidos pelo Projetek para este ano. “A meta agora é ampliar a execução de projetos de edificações para o maior número de municípios. As entregas somam um número significativo de projetos e, pelo custo dos Projeteks, os benefícios que nós temos, desde a formação de mão de obra até a organização dos laboratórios das universidades, as entregas ficam bem abaixo do custo de mercado”, relatou.

Melissa Cuco, coordenadora do Projetek na Unicentro, explicou que o principal objetivo do evento de integração é compartilhar experiências e avanços. Ela destacou a meta de fornecer projetos para municípios com menos de 30 mil habitantes. “Nós queremos alinhar o nosso fluxo de trabalho, visando melhorar a entrega, tentando corrigir e alinhar as experiências de cada um dos Projeteks, para que possamos entregar o projeto para os municípios já completo, para que eles consigam captar recursos, abrir licitação e tocar as obras”, disse.