Qualidade de vida: prefeito Celso Góes entrega novos cateteres hidrofílicos para pacientes assistidos pelo município

Modernos e menos invasivos, os dispositivos são destinados a portadores de lesão medular e bexiga neurogênica. A cerimônia foi realizada na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava (ADFG) e contou com a presença de autoridades locais, integrantes da Instituição e pacientes que fazem uso do equipamento

Na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e do Departamento de Atenção Domiciliar, realizou a entrega de cateteres hidrofílicos para pacientes portadores de lesão medular e bexiga neurogênica do município.

“Para quem não é usuário, talvez não perceba a importância da utilização deste novo equipamento. Já esperávamos desde o ano passado por isso, e agora conseguimos. Por isso é um momento de grande satisfação para nossa gestão, pois trabalhamos todos os dias com o principal objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida de nossa população”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“Mais uma vez, estamos demonstrando o quanto nosso município é inovador em diversos setores. Isso é de extrema importância, pois sabemos o quanto a área da saúde é beneficiada. Ações como esta, só são possíveis graças ao olhar diferenciado que o prefeito tem pela saúde de nossa cidade. Proporcionar mais qualidade e conforto aos usuários, é primordial. Sabemos que muitos municípios não aderem a iniciativas como esta pois pensam apenas no custo elevado, e não nas condições e na melhora do atendimento e da qualidade de vida que poderemos proporcionar à população”, sublinhou a secretária municipal de Saúde, Chayane Andrade Ceroni.

O cateter hidrofilico trata-se de dispositivos utilizados, principalmente, por pessoas com deficiência, vítimas de lesões na medula ou bexiga neurogênica (falta de controle devido a um problema de saúde).

“Este momento foi tão esperado tanto pelo pessoal do Departamento, que sabemos das necessidades dos usuários, quanto pelos nossos pacientes. A melhor vantagem em utilizar esse novo equipamento, é a autonomia que ele possibilitará ao usuário. Não existe uma Lei que promova a utilização desse cateter, mas sim uma recomendação. São pouquíssimos municípios que fazem uso dele (cateter hidrofílico) e Guarapuava, mais uma vez, saiu na frente neste quesito. Sempre pensando no melhor para nossos pacientes ”, salienta a nutricionista e diretora do Departamento de Atenção Domiciliar de Guarapuava, Maria Theresa Melhem Pellissari.

“É uma grande satisfação ter a oportunidade de receber a todos em nossa Instituição, neste dia tão importante. Nós, que somos cadeirantes e deficientes físicos, sabemos o quanto irá contribuir para a nossa qualidade de vida a utilização deste equipamento tecnológico”, argumentou a presidente da ADFG, Silmara dos Santos de Assis.

O tipo de cateter atualmente utilizado pelo sistema único de saúde (SUS), em geral, é o de policloreto de vinil (PVC). Trata-se de um produto mais barato, com grande diâmetro interno e rigidez correta para aplicação individual, porém passível de causar alergias e infecções urinárias de repetição, sangramentos e lesões no canal da uretra (neste caso o paciente acaba sendo submetido a antibióticos com frequência).

Foto: Secom/Pref. Guarapuava

CATETER HIDROFÍLICO

Já o cateter hidrofílico possui revestimento que mantém lubrificação e apresenta as seguintes vantagens:

  • Embora esse tipo de cateter tenha custo superior, proporciona diminuição do risco de infecção urinária;
  • Diminuição do risco de trauma da uretra;
  • Facilidade de manuseio do cateter;
  • Segurança por não ter que tocar no cateter (manga de proteção ), evita contaminação;
  • Diminuição de custos, uma vez que antes, o Município precisava entregar luvas, xilocaína e gaze, itens estes que são dispensáveis neste caso.

Os pacientes também serão assistidos e auxiliados pelos servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passarão por treinamento e capacitação para que possam auxiliar o usuário a manipular o novo equipamento.

BENEFICIADO

Um dos beneficiados, é o paratleta Geriel Batista, de 29 anos. O Jovem sofreu um acidente de moto, junto com sua esposa em outubro de 2014 e fraturou a coluna. Ele ficou paraplégico depois do ocorrido. Gariel explica sobre a importância e a diferença em realizar o uso do novo cateter. “Este produto (cateter), é extremamente eficiente. Pois além de trazer mais conforto para quem o utiliza, auxilia na diminuição dos episódios de infecções urinárias, o que é comum nas pessoas que são cadeirantes. Eu já faço uso dele há algum tempo e já senti uma enorme diferença na minha qualidade de vida”, explicou Geriel.

O cateter será entregue mensalmente aos usuários por meio do Departamento de Atenção Domiciliar, juntamente com as Unidades Básicas de Saúde de Guarapuava. Neste primeiro momento, 35 pacientes assistidos pelo Departamento, farão uso dos novos equipamentos de saúde.