Prefeito Celso Góes assina termo para início das obras de reforma da base do Samu Regional

O investimento de mais de R$ 600 mil nas obras será feito pelo Centro Universitário Campo Real que usa o local para a prática de estágios dos estudantes de medicina

Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Regional (CIS5ªRS) e o Centro Universitário Campo Real, realizaram a cerimônia de assinatura do termo para início das obras de reforma da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Regional) de Guarapuava.

“Quando cheguei a este espaço, ele estava muito destruído. Havia um pátio com sucatas e as coisas funcionavam muito mal. Por isso, ter a oportunidade de viver e fazer parte deste momento é muito especial. Já mudamos o local nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito em se tratando de melhorias. O que nós fizemos nestes três anos e meio, mesmo com tantos obstáculos, foi transformador. E o SAMU foi nosso grande aliado durante todo esse período. Por isso, poder realizar essa reforma é de extrema importância”, pontuou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“Eu fui uma das primeiras enfermeiras a trabalhar em escala fixa no SAMU. E lá, fiquei por três anos. o ato de hoje é motivo de muita emoção, pois sabemos o quanto essa intervenção era necessária. Este espaço aqui, já foi setor de transporte, lavanderia, Departamento de Vigilância, enfim, tantas outras coisas. Por isso, precisava passar por essa reforma. Sei dos desafios enfrentados diariamente pelas pessoas que atuam aqui. O local de trabalho impacta diretamente na qualidade deste serviço prestado que é tão importante para a população”, sublinhou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.

Em uma área de 427,42 metros quadrados, as melhorias recebidas pela base do SAMU de Guarapuava, compreendem cobertura para ambulâncias, otimização do fluxo sanitário (separação de área limpa, suja e de esterilização), adição de uma rampa de limpeza para os veículos e salas de descanso, alimentação e de estudos para servidores e alunos. Há ainda, local para abrigar equipes responsáveis pelo atendimento das chamadas de emergência dirigidas ao telefone 192.

“Este é um momento histórico para o nosso Município e os demais que compõem a 5ª Região. Regionalizar os nossos serviços é resultado de uma luta de anos. Isto só foi possível após a criação e implantação desse Consórcio. Foi um trabalho árduo e em apenas quinze meses, fizemos aquilo que muitos Consórcios demoram entre quatro e cinco anos para conseguir. Por isso, agradecemos a todos os que colaboraram para que este momento fosse possível”, pontuou a diretora executiva do CIS5ªRS, Maria José Mandu Ribeiro Ribas.

“Quero agradecer por este momento que foi tão sonhado e resultado de uma luta de anos. Agradeço à gestão municipal por contribuir para que este dia chegasse e para que conseguíssemos regionalizar o nosso SAMU. Atualmente, atendemos a mais de 150 ocorrências diárias. A região é composta por mais de 500 mil pessoas. Depois de pronto, este local servirá também, como centro de ensino dos cursos de saúde. Em nome dos demais integrantes do SAMU, estou imensamente gratos”, sublinhou o coordenador do SAMU Regional, o médico Rodrigo Lagos.

Foto: Secom

“É uma honra estar presente neste dia e assumir a presidência depois do prefeito Celso (Góes). Sabemos do grande trabalho que ele e a Maria José realizaram ao longo dos últimos anos. O trabalho desempenhado pelo SAMU é de extrema importância para a nossa população. Conheci toda a estrutura do Consórcio e do SAMU no dia de ontem, acompanhada de outras autoridades. Foi muito emocionante, pois pude ver que o trabalho desempenhado por eles, vai além do profissional, pois atuam com muita dedicação e amor”, disse a presidente do CIS5ªRS, e prefeita de Goioxim, Mari Terezinha da Silva.

O investimento de mais de R$ 600 mil nas obras será feito pelo Centro Universitário Campo Real que usa o local para a prática de estágios dos estudantes de medicina.

“Por meio de iniciativas como a reforma da base do SAMU Regional, reafirmamos o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade local, garantindo que os futuros profissionais de saúde recebam a melhor formação possível enquanto prestam serviços valiosos à população”, destacou o reitor do Centro Universitário Campo Real, professor Edson Aires da Silva.

HISTÓRIA

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi criado no Brasil em 2003. Em Guarapuava, assim como em todos os municípios do Paraná, as atividades começaram em 2004. No entanto, até 2021, apenas a 5ª Região de Saúde do Paraná, da qual Guarapuava faz parte, não contava com os serviços.