Inovação, tecnologia e empreendedorismo marcam o ano da educação em Guarapuava

Programas e iniciativas inovadoras preparam os estudantes do município para o futuro

O ano de 2023 foi marcado por importantes avanços na área de inovação e empreendedorismo na educação municipal de Guarapuava. Em poucos meses, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), implantou o Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação (PMEEI), que visa desenvolver habilidades e competências empreendedoras nos estudantes da rede municipal. A inovação também deu um passo à frente, reflexo do investimento em uma série de iniciativas para promover o uso da tecnologia no ensino.

“Guarapuava é referência para todo o País quando se fala em tecnologia, em inovação, em avanços, enfim. E a educação é fator principal para este desenvolvimento. O ano de 2023 foi marcado por prêmios e reconhecimento em muitas áreas de atuação de nossa administração, mas eu digo que tudo isso só foi possível graças a investimentos em educação. Priorizamos a modernização de nossas escolas, a qualificação dos professores e no reconhecemos a tarefa árdua de todos os trabalhadores envolvidos nesta Pasta. Para 2024, queremos e vamos trabalhar por muito mais avanços e desenvolvimento em todas as áreas, mas jamais esqueceremos de que tudo passa pelas escolas, pelos professores, diretores, pedagogos, zeladores, merendeiras. É a educação que baliza e molda uma sociedade. E só uma população educada e esclarecida pode lutar de igual para igual por seus direitos”, grifa o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Segundo o Secretário de Educação, Pablo de Almeida, institutos, associações nacionais e o governo do Estado do Paraná reconhecem a inovação na educação guarapuavana, uma vez que esta é referência no Brasil. O secretário ainda relembra que o principal projeto que compôs a ANCITI AWARDS 2023, premiação promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), na qual Guarapuava foi destaque, foram as ações promovidas pelo Departamento de Tecnologia Educacional, da Secretaria Municipal de Educação.

“Tivemos o reconhecimento da Microsoft Brasil, onde eu participei pessoalmente e recebi esse reconhecimento. Foram diversas outras conquistas que a educação guarapuavana recebeu. A partir deste marco, neste ano conseguimos fazer com que a educação de Guarapuava tivesse como componente curricular a Tecnologia Educacional, porque o mundo está mudando rapidamente. Essa conquista é demonstração do nosso compromisso, do nosso cuidado e do nosso zelo com as equipes pedagógicas, mas, sobretudo, dos nossos alunos. As tecnologias estão se desenvolvendo a uma velocidade cada vez maior, e o mercado de trabalho está exigindo novas habilidades e competências. Por isso, promover uma educação inovadora é tão importante”, conclui Pablo.

Guarapuava vem se destacando nos últimos anos por suas iniciativas inovadoras na área da educação. Em 2023, a cidade alcançou um novo marco, com cinco escolas municipais entre as 100 melhores do Brasil nas Olimpíadas Matific, uma competição nacional de gamificação em matemática. A disputa é baseada em uma plataforma digital que oferece atividades interativas e lúdicas para ajudar os alunos a aprenderem matemática.

O desempenho das escolas de Guarapuava nas Olimpíadas Matific é um reflexo do compromisso com a inovação na educação. A prefeitura investe em uma série de iniciativas para promover o uso da tecnologia no ensino, incluindo a implantação da plataforma Matific e a distribuição de tablets para todos os alunos da rede municipal.

Em 2023, todas as unidades de ensino da rede municipal receberam novos equipamentos tecnológicos. Impressoras 3D, óculos de realidade virtual, placas Microbit e Makey Makey foram distribuídas nas 44 escolas e 27 CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) do município. Além disso, aliando tecnologia e inclusão, a Secretaria Municipal de Educação entregou seis Teclados Inteligentes Multifuncionais (TiX) para o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) e unidades da rede.

Mas não é apenas a tecnologia que se destaca. Ainda em 2023, a prefeitura de Guarapuava lançou o Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação, Crer&Ser. Por ele, a Secretaria de Educação realizou diversas parcerias para desenvolvimento de projetos de inovação e empreendedorismo ao longo do ano.

“Eu acho que a educação empreendedora também é importante para preparar os alunos para o futuro. Como mãe, eu posso dizer que é essencial. Eu também acredito que a tecnologia é uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o aprendizado dos alunos, até porque, o mundo está cada vez mais tecnológico e dinâmico, e as crianças precisam aprender desde cedo a lidar com essas mudanças. Eu tenho visto os benefícios dessa educação inovadora na sala de aula com as minhas filhas. Elas estão aprendendo mais e de forma mais eficaz, e estão desenvolvendo todo o aprendizado enquanto estão se divertindo”, contou Vera Nilce Taques, mãe de Ana Vitória Ribeiro.

“Eu gosto muito de empreendedorismo porque eu amo aprender coisas novas. Junto com as professoras eu aprendi a comprar e reciclar. Aprendi muito sobre como fazer negócios e como lidar com clientes, e aprendi a fazer meu dinheiro. Eu também acho as aulas de tecnologia muito legais porque a gente usa o tablet e óculos de realidade virtual para aprender”, finalizou a aluna Ana Vitória Ribeiro, da Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha.

PRINCIPAIS AÇÕES INOVADORAS

  • Semana da Educação Empreendedora
    Uma das principais ações realizadas em 2023, foi a Semana da Educação Empreendedora, que ocorreu entre os dias 13 a 17 de novembro, visando difundir a cultura do empreendimento e da economia nas instituições de ensino pertencentes à rede pública de Guarapuava. O trabalho foi desenvolvido por meio do PMEEI (Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação), criado com o intuito de estimular a criatividade e evidenciar o potencial de cada aluno.

A realização das Feiras Empreendedoras durante a Semana é a culminância do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado por meio do Crer&Ser, em parceria com o SEBRAE. Os professores e alunos puderam demonstrar e expor trabalhos e ações desenvolvidos ao longo dos 10 encontros.

  • Informática educativa
    Os laboratórios de Tecnologia Educacional de escolas e CMEIs tornaram-se espaços de criação prática, onde além de ter acesso aos computadores, os alunos podem realizar atividades desplugadas (off-line) e plugadas (on-line), utilizando tablets, placas Micro:bit (Placas programáveis que funcionam como um pequeno computador) e Makey Makey (Microcontroladores que transformam objetos em teclas no computador), impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outros equipamentos que auxiliam no processo de ensino. Esse aprendizado utiliza os princípios da metodologia S.T.E.A.M, ou seja, o ensino baseado em quatro disciplinas específicas (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), integradas em uma abordagem interdisciplinar.

Os aparelhos estão preparando os estudantes para um mundo cada vez mais conectado e digital. A tecnologia se tornou uma ferramenta poderosa para o aprendizado, uma vez que permite que os alunos explorem novos conteúdos, aprendam de forma mais interativa e desenvolvam habilidades necessárias.

  • Guará Code
    Desde o início de 2023, os alunos da rede municipal, desde a educação infantil até o quinto ano, têm a oportunidade de aprender a lógica da programação por meio do projeto Guará Code. A Secretaria Municipal de Educação implementou o pensamento computacional e a programação em blocos como meio de aprendizagem para os pequenos. Para isso, as professoras dos Laboratórios de Tecnologia Educacional utilizam a plataforma Code.org, um ambiente on-line que disponibiliza jogos educacionais gratuitos para o ensino da programação.

Entretanto, as atividades não são desenvolvidas apenas em tablets ou computadores.

Iniciativas desplugadas, feitas manualmente pelos professores ou registradas nas Impressoras 3D, Óculos de realidade virtual e Placas Micro:bit e Makey Makey são alguns dos aparelhos utilizados para que o aprendizado seja significativo e permita ao aluno criar seu próprio conhecimento.

  • Guará Gamer
    A gamificação na educação vem promovendo resultados e transformando as disciplinas de matemática e língua portuguesa mais atrativas e significativas para os alunos. Sendo assim, em 2023, a prefeitura de Guarapuava lançou o Guará Gamer, um projeto de gamificação em matemática nas salas de aula. Semanalmente, os alunos de quartos e quintos anos realizam uma hora de atividades na plataforma Matific no modo arena, duelando em tempo real.

Para complementar ainda mais o ensino, a Secretaria de Educação convidou as 16 escolas que obtiveram as melhores pontuações durante a Semana Desafio Matific, para participar da primeira edição do Guará Gamer Matific Arena. Trata-se de uma competição de gamificação em matemática. Ao todo, 48 alunos dos quartos e quintos anos participaram do evento realizado durante a Jornada Educatech.

  • Matific
    Para incentivar os alunos a aprender matemática, os professores da rede municipal de ensino de Guarapuava passaram a utilizar a gamificação. A plataforma oferece atividades interativas e envolventes, que ajudam os alunos a aprender de forma mais divertida e eficaz. O trabalho é dividido em diferentes níveis, que se adaptam ao grau de conhecimento de cada aluno. Os alunos podem avançar de escala à medida que completam as atividades propostas.

Durante uma semana, os professores participaram de uma formação teórica e prática com assessores da plataforma. O objetivo foi capacitar os profissionais quanto a utilização do método de ensino, bem como, seus mecanismos de forma eficaz e integral.

  • Aprimora
    O Aprimora é uma plataforma gamificada que possibilita um aprendizado totalmente personalizado no ensino da língua portuguesa. Em Guarapuava, o programa está sendo utilizado com estudantes na fase de alfabetização, do 1º ao 3º ano.

O Aprimora é uma ferramenta que permite aos alunos aprenderem no seu próprio ritmo e estilo. A plataforma oferece atividades e exercícios que são adaptados de acordo com as necessidades e habilidades de cada um. Neste processo, além dos estudantes serem protagonistas de sua aprendizagem, cada um tem seu ritmo, tempo e jeito de aprender. As aulas utilizando o Aprimora são organizadas nas grades semanais, com carga horária de até 60 minutos.