Guarapuava aguarda recursos para executar obras de drenagem e posterior revitalização da Praça Cleve

Revitalização da Praça só será possíveis após a viabilização das obras de drenagem; ações de desassoreamento continuam. Secretarias de Planejamento e Urbanismo, Obras, Meio Ambiente e a SURG unem esforços para resolver o problema dos alagamentos

Guarapuava tem testemunhado uma série de revitalizações em suas praças e parques, mas a histórica Praça Cleve, localizada no Centro da cidade, ainda não recebeu as obras tão esperadas.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, revelou um plano abrangente de drenagem urbana para enfrentar as frequentes inundações no entorno da praça e em outros pontos da cidade, e justificou a não revitalização imediata da área.

Esse plano, conforme destaca o secretário, passa pela construção, justamente na Praça Cleve, de uma infraestrutura de engenharia utilizada para controlar inundações urbanas chamada de “piscinão”. Geralmente, trata-se de um grande reservatório de água pluvial projetado para armazenar temporariamente o excesso de chuva, impedindo o fluxo contínuo e prevenindo alagamentos.

“Não seria prudente alocar recursos para a concepção de novos equipamentos públicos, a revitalização de calçadas, entre outros, em uma praça que passará em breve por uma intervenção completa na infraestrutura de drenagem”, evidenciou Paulo Dirceu.

PLANO DE DRENAGEM

Enfrentando há muito tempo o problema dos alagamentos, a prefeitura de Guarapuava contratou, em 2020, a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), para a elaboração de um amplo estudo sobre a drenagem e o saneamento da cidade.

Após os estudos, dificultados pelas limitações da pandemia, a Funpar apresentou um plano de drenagem ao município em que sugere a construção de um piscinão na Praça Cleve como parte da solução, além de outras medidas.

No entanto, a realização dessa obra demanda um investimento estimado em R$ 12 milhões, uma quantia que a cidade não dispõe atualmente. O prefeito Celso Góes aguarda resposta do governo estadual sobre o financiamento necessário para a finalização do projeto e início das obras.

Além disso, o plano contempla a construção de uma “safena” na Rua Brigadeiro Rocha, que seria um caminho alternativo para o fluxo de água, evitando áreas de depressão. Essa medida também necessitará de investimentos e está em fase de estudo e planejamento.

“O plano de drenagem sugere as ações, mostra causas, consequências e soluções, e destaca ainda um anteprojeto. Mas esse anteprojeto tem que ser transformado em projeto definitivo. E isto só é possível a partir da viabilização da verba. Enquanto isso, inclusive, nós criamos um departamento de saneamento e drenagem que está funcionando na Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava). São funcionários de Secretarias diversas (que atuam no projeto), é um departamento multidisciplinar, que está trabalhando nesse contexto. Também estamos sempre em constante diálogo com as Secretarias de Obra e de Meio Ambiente”, informa Paulo Dirceu.

Enquanto aguarda a viabilidade dessas obras de drenagem, a prefeitura de Guarapuava decidiu não realizar a revitalização completa da Praça Cleve, pois isso demandaria investimentos que seriam desperdiçados com a posterior intervenção para a construção do piscinão. O foco atual é solucionar definitivamente os problemas de alagamento antes de realizar a revitalização completa da praça.

O município também adotou algumas medidas emergenciais para enfrentar as chuvas, como a limpeza e ampliação da tubulação subterrânea e o aumento das bocas de lobo e caixas de captação. Essas ações já apresentaram resultados positivos na redução dos alagamentos em algumas regiões.

OUTRAS MEDIDAS

A prefeitura de Guarapuava está focando seus esforços, especialmente em 2024, no desassoreamento dos rios, com destaque para o rio Cascavelzinho, localizado na região norte da cidade. Essa região enfrenta problemas frequentes de enchentes e alagamentos devido à planicidade do terreno. O desassoreamento, que consiste na limpeza do rio para remover detritos e sedimentos acumulados, é a principal solução nesses casos.

“Enquanto os rios canalizados no centro da cidade têm limitações de expansão e aprofundamento, os rios abertos permitem a limpeza como forma de solucionar os problemas. No entanto, o desassoreamento deve ser um serviço contínuo e não pode ser interrompido”, esclarece Paulo Dirceu.

Além do rio Cascavelzinho, a prefeitura também está atuando no desassoreamento do Córrego Pocinhos, que atravessa diversos bairros e desemboca no Lago Municipal. Nesse caso, a situação é um pouco mais complexa, pois o fundo do rio é rochoso e raso, impossibilitando o aprofundamento do leito. A solução adotada passa pelo desassoreamento e por outras medidas que levem em consideração as construções próximas ao rio.

PRAÇAS E PARQUES

Guarapuava continua investindo na construção e revitalização de parques e praças. O projeto contempla diversas áreas da cidade, incluindo a Praça da Ucrânia, Praça Cândido Xavier, Praça Juscelino Kubitschek (Praça da Unicentro), Parque do Lago, Parque das Crianças, entre outros locais. As melhorias planejadas incluem áreas para animais de estimação, ajustes nas calçadas, instalação de mobiliário urbano, quadras de areia, paisagismo, playgrounds adaptados, uma pista de BMX no Parque do Lago e uma pista de skate no distrito da Palmeirinha. Quatro espaços pet já fazem parte dos projetos de renovação, sendo que dois deles, nas Praças da Ucrânia e Juscelino Kubitschek, já foram entregues à comunidade. Os outros dois serão finalizados no primeiro semestre de 2024.

Apesar dos empecilhos na revitalização da Praça Cleve, a prefeitura já realizou algumas ações, como a remoção do antigo ponto de ônibus, e está resolvendo a situação dos resíduos sólidos no local. O trabalho de melhorias no entorno também está em andamento, para auxiliar no escoamento das águas. No entanto, a execução do projeto de revitalização aguarda a definição do tamanho, localização e profundidade do piscinão que será construído e a viabilização da verba para sua construção.