Fórum CT&I divulga o Monitoramento das Propostas da Conferência Guarapuava 2035

Foram 1024 ações e projetos realizados pelos atores do Ecossistema de Inovação entre 2023 e 2024

Na 49ª Reunião Ordinária do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de Guarapuava, realizada em parceria com o Sebrae Paraná, no Centro Universitário Campo Real, foi apresentado o monitoramento das ações e projetos vinculados às propostas da Conferência Guarapuava 2035. O evento destacou a realização de 1024 ações e projetos pelos atores do Ecossistema de Inovação entre 2023 e 2024.

A Conferência Guarapuava 2035, um movimento iniciado em 2022, visa traçar um futuro inovador para a cidade através de 62 propostas organizadas em quatro pilares fundamentais: Ecossistema de Inovação Vibrante, Educação e Formação de Talentos do Futuro, Cidade Inteligente e Sustentável, e Engajamento da Sociedade e Cultura de Inovação. O monitoramento deste ano envolveu uma análise detalhada das iniciativas que atenderam às metas estabelecidas na conferência.

O processo de monitoramento incluiu diversas etapas, como a coleta do Termo de Adesão, realização de diagnósticos e análise dos projetos. Consultores do Sebrae realizaram entrevistas com os envolvidos para mapear as ações desenvolvidas. Isabelle Cordova, representante do Centro Universitário Campo Real, destacou que foram feitas recomendações sobre as propostas que cada ator poderá desenvolver em 2025.

O resultado desse trabalho foi uma análise abrangente do cenário atual de Guarapuava, permitindo identificar a porcentagem de instituições que estão ativamente engajadas em projetos relacionados às propostas da CG2035.

A reunião contou com a presença não apenas dos membros do Fórum, mas também dos novos gestores municipais e vereadores eleitos. Paulo Alvim, Vice-Presidente do Fórum e CEO do Cilla Tech Park, enfatizou a importância dessa participação para integrar a pauta de ciência e tecnologia ao novo Executivo e à nova Câmara Legislativa.

O Fórum CT&I reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Guarapuava, promovendo um ambiente propício para inovação e colaboração entre todos os setores da sociedade. Com a continuidade deste trabalho, espera-se que as iniciativas apresentadas contribuam significativamente para transformar Guarapuava em um polo tecnológico e inovador até 2035.