Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava realiza solenidade de posse e diplomação pública

O Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres foi estabelecido em 1982, com a finalidade de reivindicar melhores condições de vida para a população feminina. Na ocasião, a busca por mais espaços políticos para as mulheres também fazia parte do pedido. Em Guarapuava, a lei municipal que estabeleceu o conselho é de 2004

Na manhã desta quarta-feira, 20 de março, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava realizou a cerimônia de posse e de diplomação pública da nova presidente e conselheiras representantes de entidades governamentais e sociedade civil.

Estabelecido em 1982, o Conselho nasceu com a finalidade de reivindicar melhores condições de vida para as mulheres da época. Além disso, havia ainda a busca por mais espaço para a população feminina no cenário político. Em Guarapuava, a lei municipal que estabeleceu o Conselho é de 2004.

“Este evento representa a força do controle social e da articulação das Instituições que defendem o direito das mulheres. Eu me emociono ao ver essas meninas tão jovens e tão potentes, assumindo e fazendo parte de um órgão tão importante para nós mulheres. Sou muito grata por todas que nos uniram a essa luta em favor das nossas mulheres. O nosso município se destaca por pensar na equidade de gêneros. Desde o início da gestão do prefeito Celso Góes, ele, junto com toda a equipe, lutou e luta diariamente em favor dos nossos direitos e para que possamos ocupar espaços em todos os setores da sociedade”, destacou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava (SPPM), Priscila Schran de Lima.

“Parabenizo a nova gestão deste Conselho e quero dizer que é uma honra poder fazer parte deste momento e saber que estamos presentes na articulação da Rede de enfrentamento, em favor da luta pelos nossos direitos. Sabemos que nossa cidade é referência quando se diz respeito a essa temática, mas ao mesmo tempo, sabemos que não podemos parar e que nossa luta é constante. Pois ainda precisamos reivindicar muitos direitos que são nossos e que ainda não nos foi permitido acessá-los. É sempre com esse objetivo que trabalhamos diariamente”, sublinhou a vereadora e procuradora da mulher da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Bruna Spitzner.

O órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das políticas relativas aos direitos da mulher, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava (SPPM), tem, dentre seus objetivos principais, promover, no âmbito municipal, políticas que visem eliminar discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do município. Nos últimos anos, este órgão foi presidido por Ariane Pereira, representante da Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro.

Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava (SPPM), Priscila Schran de Lima (Foto: Secom)

A partir das novas eleições ocorridas em outubro e novembro do ano passado, agora uma nova gestão assume e ficará à frente do Conselho para a atuação de 20 de março de 2024, a 1 de dezembro de 2025.

“Sabemos que nosso trabalho consiste em articular e lutar pelos direitos de todas as mulheres. Este é um espaço de conquista e de poder debater e tratar sobre política pública. Por isso, ver tantas mulheres lutando pela manutenção dos nossos direitos é muito importante. A política e o Conselho não são só para mim, para nós que estamos aqui, mas para todas as mulheres, sejam elas mulheres negras, pobres, transsexuais, todas. Quero agradecer a todas que estão junto a nós neste momento e neste mandato, a continuarem lutando por esta causa”, argumentou a nova Presidente do Conselho empossada nesta manhã, Patricia Fernanda Nogueira dos Santos.

Representando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Valéria Monteiro tomou posse como 1ª secretária da nova gestão. Ela falou sobre a importância da participação da Universidade em espaços como este.

“Eu quero dizer da importância da comunidade acadêmica poder fazer parte desta ação. Este é um momento de muita honra, pois poder fornecer nossos espaços para ações como esta é de extrema importância para nós. Eu me emociono ao ver que nossas mulheres, muitas formadas em nossa instituição, fazem parte de momentos tão relevantes para nosso Município. Que possamos ter um ótimo mandato. Contem com a nossa Universidade”, salientou.

O evento foi realizado no miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Bairro Cidade dos Lagos e contou com a presença das novas conselheiras empossadas e representantes da sociedade civil e acadêmica de Guarapuava.