Com eventos de integração, Unicentro recebe mais de mil novos alunos

Nesta segunda-feira (8), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu início ao ano letivo de 2024. Para receber os acadêmicos, em especial os calouros, as direções de campus organizaram momentos de integração para acolher os novos membros da comunidade universitária.

Essas boas-vindas, já tradicionais na instituição, são necessárias, segundo o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, pois “sempre quando chegamos em algum lugar, nós gostamos de ser bem recebidos. Hoje a Unicentro está em festa, está alegre por receber novos estudantes, e essa recepção é uma maneira de dizermos ‘sejam bem-vindos à sua casa”, pontua.

Durante a recepção, os calouros puderam conhecer os chefes de setores e dos departamentos de cada campus, além dos representantes das atléticas e dos centros acadêmicos. Para a diretora do Santa Cruz, Roseli Machado, “os alunos precisam se sentir acolhidos, se sentir queridos e, principalmente, se sentir parte da universidade. Isso faz toda a diferença na vivência deles ao longo desses quatro ou cinco anos que, por ventura, venham a ter os seus cursos”.

Para Bianca Anyelle e Izabel Amatuzze, calouras de Pedagogia, esse primeiro contato é importante para que elas aprendam a andar pelo campus. “A universidade é muito grande, né? E tem muitos lugares, muitas curvas, então acho que é importante para a gente se orientar certo”, relata Izabel. “Para a gente não se perder e também na questão do estudo, para a gente entender mais”, complementa Bianca.

Mesmo com a chuva, o campus Cedeteg também aproveitou a manhã do primeiro dia de aula para reunir os novos alunos. O diretor desse campus, Ricardo Miyahara, destaca a importância deste momento para apresentar o amplo espaço físico do câmpus aos acadêmicos. “O nosso campus mais parece uma fazenda, mas é muito bem organizado. Além dos 19 cursos de graduação e 11 programas de pós-graduação, nós temos também prestações de serviços, o que nos dá um total de aproximadamente 4.500 pessoas transitando diariamente por aqui, mas é um local muito acolhedor”, ressalta.

Jhonathan de Jesus Rodrigues, calouro do curso de bacharelado em Química, aproveitou o primeiro dia para conhecer um pouco do câmpus e reforçar suas expectativas para o curso. “Eu conheci o câmpus nas duas vezes que eu vim fazer o PAC. Sobre as aulas, já vi que vai ser um pouco mais complicado que na escola normal, mas é só me esforçar que vai dar certo”, declara, confiante.

Além das recepções nos campus de Guarapuava, estão previstos diversos eventos ao longo da semana para integrar os novos alunos à vida universitária. Em Irati, o UniCalouros promoverá um espaço com atividades para aproximar os novos alunos da rotina acadêmica.

RECEPÇÃO OFICIAL
A já tradicional recepção oficial aos calouros, feita pela Reitoria da Unicentro, começa a partir do dia 16 de abril, nos campus universitários e também nos avançados. Durante o evento, os estudantes serão apresentados à instituição e terão uma introdução à vida na universidade.

***Reportagem: Comunicação/Unicentro