Campus Guarapuava da Utfpr realiza Missão Internacional na Colômbia

Direção Geral do Campus renovou acordo de mobilidade que vai beneficiar estudantes, técnicos e docentes da Utfpr e da Universidad Nacional de Colombia

O campus de Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr) esteve em Missão Internacional nesta semana na Universidad Nacional de Colombia, em Medellín, para renovar o acordo de mobilidade para estudantes, técnicos e docentes das instituições.

A cooperação vai beneficiar estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Mecatrônica. A Direção Geral também visitou a Faculdade de Minas e a Universidade de Antioquia no país.

“A ideia é que a partir desse piloto possamos receber já no segundo semestre de 2024 estudantes da Colômbia para os cursos de Mecânica e Mecatrônica, tivemos esse convite e a expectativa é de ampliar as parcerias e iniciar também com Engenharia Civil, tudo voltado a estudantes, técnicos e docentes de ambas as instituições”, destacou o diretor do Campus Guarapuava, Marcelo Granza que também representou a Pró-Reitoria de Graduação da Utfpr.

A agenda envolveu reuniões sobre a internacionalização, visitas às faculdades da Universidad Nacional de Colombia, laboratórios e instalações do curso de Engenharia Mecânica, além da Universidad de Antioquia. O diretor geral Marcelo Granza e o professor David Nuñes, responsável pela internacionalização, também estiveram com docentes e representantes estudantis do curso para apresentar as áreas de pesquisa e atividades que o Campus oferece em Guarapuava.

“Nossa visita buscou efetivar a mobilidade entre alunos e nosso foco é conseguir ampliar as parcerias e posteriormente ampliar essas possibilidades de internacionalização para toda a rede da UTFPR”, explicou o responsável pela internacionalização da Utfpr, professor David Nuñes.

Foto: Assessoria

MEDELLÍN

Na Faculdade de Engenharia Civil, a reunião contou com a presença virtual dos professores Rubia Boesse, Gustavo Gidrão e Laura Silvestro para apresentar as linhas de pesquisa desenvolvidas em ambas as instituições.

Os professores ainda estiveram na RUTA N, centro de inovação e negócios de Medellín que tem o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da cidade através da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A visita também contemplou o Valle del Software, um espaço aberto da cidade para que os cidadãos possam interagir com os benefícios que a tecnologia e a inovação oferecem para descobrir o seu potencial, cultivar o conhecimento.

Por fim, os professores foram recebidos pelo Instituto de Educação e Engenharia, que atua como um projeto de extensão semelhante ao MEI-U que é realizado no Campus Guarapuava da UTFPR. Participou da atividade de forma remota, o professor André Soares.

O diretor geral Marcelo Granza e o professor David Nunes foram recebidos pelo professor Fernando Jesus Guevara Carazas, atual diretor da Área Curricular de Engenharia Mecânica, da Faculdade de Minas da Universidade Nacional da Colômbia.