Campanha Novembro Vermelho terá o “Dia D” de prevenção em Guarapuava
A campanha visa a prevenção ao câncer de boca. A ação do Dia D ocorre no dia 27 de novembro na Praça 9 de Dezembro
Durante este mês, a cor vermelha é o símbolo da prevenção ao câncer de boca na Campanha Novembro Vermelho que está promovendo ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava. Já o Dia D, será realizado no dia 27 de novembro e contará com o apoio dos alunos de Odontologia da Centro Universitário Guairacá.
A partir das 13h30, os profissionais de saúde e os acadêmicos estarão na Praça 9 de Dezembro com avaliações e orientações para quem estiver passando pelo centro da cidade.
“O novembro vermelho vem chamar a atenção dos profissionais de saúde bucal – cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal – e principalmente da população em geral, para o câncer de boca e suas implicações. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e a detecção precoce das lesões bucais que evitam a mutilação e, em muitos casos, a morte do paciente. O câncer de boca também pode levar à morte e as pessoas precisam saber disso!”, declarou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Hugo Vieira de Santana.
A campanha reforça aos guarapuavanos a importância dos cuidados bucais que previnem o tumor, enfatizando o diagnóstico precoce. Por isso, para ser atendido nas UBSs não é necessário agendar, basta procurar o dentista da unidade mais próxima. Ao aparecer qualquer sintoma é necessário procurar ajuda para evitar maiores complicações.
SINAIS
O Câncer Bucal geralmente apresenta alguns sinais como lesões na cavidade oral ou nos lábios, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou bochechas, além de nódulos no pescoço e rouquidão persistente.
Segundo a Instituto Nacional do Câncer (Inca), os grupos de pessoas mais suscetíveis a desenvolver essa doença são aqueles que:
– Fumam;
– Foram expostas ao vírus HPV;
-Homens acima de 40 anos,
– Fazem uso de próteses dentárias mal adaptadas;
– Apresentam excesso de Gordura Corporal;
– tem imunossupressão;
– consomem bebidas alcoólicas regularmente ou
-adoçantes e alimentos aquecidos no microondas.
-se expõem a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, cereais, têxtil e couro, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxicos;
PREVENÇÃO
Praticar hábitos saudáveis é o melhor caminho para a prevenção, além de manter uma boa higiene bucal, o ideal é reduzir ou não consumir bebidas alcoólicas e cigarro. A indicação também é consultar com um dentista ao menos uma vez por ano.
A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é reduzir a incidência de câncer em cerca de 25% até 2025, por meio da prevenção. Em concordância com estas diretrizes, o Governo do Paraná oficializou a campanha em todo o Estado em 2019.
Secom/Prefeitura de Guarapuava