Lista de obras literárias do vestibular da Unicentro tem mudanças para 2022 e 2023
Entre os livros contemporâneos, o principal destaque é “Torto arado”, uma das obras mais premiadas e elogiadas dos últimos anos. Confira também na coluna Notas Tropicais: Patrimônio Cultural do Paraná, “Book Friday brasileira – a Black Friday da leitura”, 7ª edição do Festival Musimagem, Prêmio Cardume-Cabíria, Dia Mundial da Fotografia, clipe da banda Hard Rockers
Para as próximas edições do vestibular da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), os estudantes terão novidades na lista de obras literárias que devem ser lidas. Na verdade, ocorreu uma mudança total dos títulos que foram cobrados nos concursos passados de 2020 e 2021. “A cada dois anos, nós fazemos essa atualização, é uma forma de motivar o estudante para a leitura”, explica a coordenadora de Processos Seletivos da universidade, Maria Aparecida Mores, via site da instituição.
Assim, a nova lista de obras literárias que serão exploradas nas questões de Literatura, da prova de Língua Portuguesa, começa a valer nos concursos vestibulares para entrada nos anos letivos de 2022 e 2023. Veja:
- “Inocência – Visconde de Taunay;
- “A hora da estrela” – Clarice Lispector;
- “Seminário dos Ratos” – Lygia Fagundes Telles;
- “Sagarana” – Guimarães Rosa;
- “Comédias para se ler na escola” – Luis Fernando Verissimo;
- “Dois em um” – Alice Ruiz;
- “Rosa que está” – Luci Collin;
- “Torto arado” – Itamar Vieira Júnior;
- “Sagrada Esperança” – Agostinho Neto;
- “O Auto da Compadecida” – Ariano Suassuna.
Saídas
Em outras palavras, saíram de cena os livros de autores como Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, José de Alencar, Domingos Pellegrini, Conceição Evaristo, Carlos Drummond de Andrade, José Saramago etc. É uma mudança radical, mas que abre outros caminhos de leitura.
Destaque
Entre os livros contemporâneos na nova lista, o principal destaque é “Torto arado” (ed. Todavia), uma das obras mais premiadas (com direito a Jabuti, LeYa e Oceanos) e elogiadas dos últimos anos. É um romance que retrata um Brasil dolorosamente encalhado no próprio passado escravista. “Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas – a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção”, diz a sinopse da editora Todavia. Enfim, uma escolha acertada do vestibular da Unicentro.
Sucesso
Além do prestígio literário, “Torto arado” se tornou um caso raro de sucesso comercial no sempre claudicante mercado brasileiro de livros. Até meados de 2021, essa obra já havia ultrapassado a casa dos 130 mil exemplares vendidos.
Clássicos
Mas a lista não se furta de contemplar os chamados clássicos da literatura brasileira. Caso de “Inocência” (Romantismo), “A hora da estrela” (Modernismo) e “Sagarana” (Modernismo). Não se pode esquecer também do teatro de Ariano Suassuna, com o sempre necessário “O Auto da Compadecida”, uma delícia de leitura.

Crônica/poesia
Por fim, o vestibular da Unicentro também abre espaço para a leveza da crônica, com Luis Fernando Verissimo (“Comédias para se ler na escola”); e a poesia das paranaenses Luci Collin (“Rosa que está”) e Alice Ruiz (“Dois em um”). “O que oferece aos leitores é uma notável sequência de poemas, escrita com ponta fina, digitada firmemente. Se bem me lembro do que eu senti anteriormente, a coesão de sua poética mantém o equilíbrio perfeito de uma progressão exata de uma carreira contínua”, diz Armando Freitas Filho a respeito de Collin.
Patrimônio
A partir de agora, o Patrimônio Cultural do Paraná, vinculado à Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e à Superintendência Geral da Cultura, será representado por uma nova identidade visual. Criada pelo Departamento de Design da pasta, a logomarca da Coordenação do Patrimônio Histórico (CPC) é a composição de três elementos: o construído, representado por um telhado triangular; o humano, que conecta o ambiente à expressão cultural; e o natural, a representação de uma abstração do complexo do Marumbi na Serra do Mar. As cores escolhidas para representar esses elementos foram três tons sólidos e marcantes: o laranja, o azul e o verde.
Patrimônio 2
A logomarca principal foi desdobrada em uma composição mais geométrica para o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Cepha), órgão consultivo e normativo que atua nos processos de tombamento e outras questões relativas ao Patrimônio.
Promoção
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a Amazon (www.amazon.com.br/) realizará a 7ª edição da chamada “Book Friday brasileira – a Black Friday da leitura” entre esta quinta-feira (19 agosto) e domingo (22 agosto). A promessa é de que cerca de 4 mil livros disponíveis no catálogo do site tenham preços promocionais com até 70% de desconto.
Festival
De 23 a 29 de agosto, vai rolar a 7ª edição do Festival Musimagem, que é totalmente gratuito e online. A programação terá cinema, música, concerto da Orquestra Ouro Preto, games, cursos, e muito mais. Para mais informações: https://festival.musimagembrasil.com/
Festival 2
O 7º Musimagem celebrará a presença ilustre de dezenas de convidados internacionais como Heitor Pereira (“Angry Birds”, “Smurfs”, “Minios”), John Ottman (“X-Man”, “Superman o retorno”), Bruce Broughton (“Silverado”), o compositor de fantasia e terror Richard Band (“Re-Animator (A hora dos mortos vivos)”) os espanhóis Luis Ivars e os compositores da série “A casa de Papel” Ivan Martínez Lacamara e Manel Santisteban. Além dos convidados nacionais como Edu Lobo, Wagner Tiso, entre tantos outros.
Prêmio
Nesta quarta-feira (18 agosto), iniciam as inscrições do Prêmio Cardume-Cabíria, para desenvolvimento de roteiro de curta-metragem. Todos os assinantes do clube de benefícios da Cardume podem se inscrever, desde que o argumento seja escrito ou coescrito por uma mulher e tenha ao menos uma protagonista feminina. O prazo de inscrições terminará em 3 de setembro. Informações: https://www.instagram.com/cabiria_festival/
Clipe
A banda guarapuavana Hard Rockers lançou recentemente seu primeiro clipe: “Still Beat Strong”, com direção de Clério Back e João Gustavo. O material pode ser assistido no YouTube. O projeto Hard Rockers é formado por Ale Panda (vocais), Gabriel Pires (bateria), Osvaldo Tavares (guitarras e teclado) e Raphael Pires (baixo).
Fotografia
Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, o Curta!On, plataforma de streaming do Curta!, no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br, preparou um especial sobre o tema que disponibiliza três produções: o documentário “Fotografação”, de Lauro Escorel, sobre a história da fotografia no país; a série “Caçadores da Alma”, de Silvio Tendler, que foca na atuação de fotógrafos em diferentes áreas como jornalismo, moda, arte e publicidade; e a série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro”, de Betse de Paula e Jacques Cheuiche, que revisita a cada um dos seus 26 episódios a trajetória de mestres da cinematografia nacional como Walter Carvalho, Lauro Escorel, Toca Seabra, Adrian Teijido, entre outros.
Fotografia 2
O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto pois nesta data, em 1839, o cientista François Arago, em uma reunião do Instituto da França, anunciou que o governo da França adquiriu o invento do Daguerreótipo.